PROIFES discute políticas para sistemas educacionais inteligentes em relação ao clima em reunião da Internacional da Educação (IE)

Publicado em 30 de setembro de 2024 às 11h40min

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Nesta segunda-feira (30), o diretor de Políticas Educacionais do PROIFES, Carlos Alberto Marques, representou a Federação em um encontro promovido pela Internacional da Educação (IE), que teve como tema central as “Políticas para Sistemas Educacionais Inteligentes em Relação ao Clima”, abordando a urgente necessidade de envolver professores e instituições de ensino na luta contra a crise climática.

Durante a reunião, foi apresentado um documento guia contendo interrogações e estratégias para orientar políticas públicas que integrem o tema aos sistemas educacionais. De acordo com Carlos Alberto, o material oferece ferramentas práticas que podem ser utilizadas em diferentes subtemas e dimensões, ajudando na criação de políticas eficazes para enfrentar os desafios ambientais que afetam diretamente o futuro da educação e das gerações.

Entre as dimensões abordadas no documento, destacam-se:

  1. Dados e evidências: A importância de basear as políticas em informações concretas e pesquisas científicas sobre o impacto climático.
  2. Política e planejamento: A necessidade de articular políticas públicas educacionais com os objetivos de sustentabilidade.
  3. Coordenação: A promoção de uma cooperação eficaz entre diferentes setores governamentais e não governamentais para um impacto abrangente.
  4. Finanças: O desenvolvimento de estratégias de financiamento que garantam a implementação de políticas climáticas nas escolas.
  5. Infraestrutura: A adaptação das escolas e ambientes educacionais para lidar com as mudanças climáticas, garantindo segurança e sustentabilidade.
  6. Ensino e aprendizagem: A inserção da educação climática nos currículos escolares, formando cidadãos conscientes e preparados para enfrentar os desafios ambientais.
  7. Escolas e comunidades: A promoção de uma integração entre escolas e comunidades para mobilizar ações climáticas locais.

Marques destacou a relevância do tema para a Federação. “O PROIFES é proativo em assuntos como a questão climática, pois afeta a todos/as, não tem fronteiras e tampouco é específico a uma ou outra categoria de trabalhadores, exigindo políticas públicas e formação profissional, especialmente de professores. O contido no documento internacional é muito relevante. Algo que vai ao encontro de algumas propostas legislativas sobre Educação Ambiental e Climática, além da Nova PNEA (Mudança do Clima e Desastres Socioambientais). Inclusive, ajuda nas discussões sobre o novo PNE, que se encontra em tramitação no Congresso”, afirmou Carlos Alberto.

Confira o documento na íntegra:

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Internacional da Educação
A IE é a federação sindical internacional que reúne organizações de docentes e outros trabalhadores da educação de todo o mundo. Por meio de suas 383 organizações membros, entre elas o PROIFES, representa mais de 32 milhões de docentes e demais profissionais da educação em 178 países e territórios. O PROIFES é o único filiado do Brasil à IE que representa docentes do ensino superior.

 

Fonte: PROIFES-Federação

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