Presidente e diretora do ADURN-Sindicato discutem ações voltadas para aposentados/as com comissão

Publicado em 23 de outubro de 2024 às 11h33min

Tag(s): Aposentados PEC 006/2024



Na manhã desta quarta-feira (23), o presidente do ADURN-Sindicato, Oswaldo Negrão, e a diretora de assuntos de aposentadoria da entidade, Vilma Vitor, se reuniram com a Comissão de Assuntos de Aposentados para discutir as pautas de interesse da categoria e alinhar as próximas atividades voltadas para os/as docentes que não estão mais na ativa.

Desde que foi empossada, em junho deste ano, a diretora se dedicou ao projeto cuja exibição se encerra esta semana em Caicó: a exposição “ADURN-Sindicato, 45 anos de lutas e resistência”. Em virtude disso, essa foi a primeira reunião da dirigente com a comissão. “Quando me dispus a integrar a diretoria de assuntos de aposentadoria do ADURN-Sindicato coloquei como prioridade a agenda da entidade, então estou acompanhando de perto tanto o andamento dessa proposta quanto as demais atividades e ações políticas do sindicato, que não necessariamente dizem respeito exclusivamente aos aposentados, mas à nossa categoria de forma geral”, pontuou Vilma Vitor. 

Durante o encontro, a professora Vilma atualizou a comissão acerca da mobilização em torno da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 06/2024. Também conhecida como PEC Social, a proposta prevê uma redução anual de 10% na contribuição previdenciária para homens a partir dos 66 anos e mulheres a partir dos 63 anos, de modo que a contribuição seja extinta ao atingirem 75 anos. 

O tema foi debatido durante o 8º Encontro Nacional dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas, realizado na última semana, em Brasília. O evento foi acompanhado tanto pelo presidente do ADURN-Sindicato, quanto pela diretora de assuntos de aposentadoria. Vilma Vitor explicou que a luta agora é para conseguir reunir assinaturas dos parlamentares do Estado para o abaixo assinado em prol do apensamento da PEC 06/2024 à PEC 555/2006. 

Presente à reunião, a diretora de aposentados da APURN que também integra a comissão, Carmelia Martins, ressaltou o apoio do sindicato ao projeto Sinta Amor (Sinta - Serviço Integrado de Terapias Auxiliares; Amor – Acolhimento Maturidade Ocupação Renascimento). A ação oferece atividades voltadas para a qualidade de vida e bem-estar dos professores e das professoras aposentadas.

Oswaldo Negrão destacou que a diretoria do ADURN-Sindicato está à disposição para ouvir e encaminhar as demandas da comissão e já na quinta-feira da próxima semana (31) deve se reunir novamente com esses professores e professoras para elaborar um calendário de atividades e um planejamento estratégico de ações para os últimos meses de 2024 e primeiros meses de 2025.

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]