Capes aprova criação de três cursos de pós-graduação da UFRN

Publicado em 30 de outubro de 2024 às 15h00min

Tag(s): Pós-Graduação UFRN



A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou a criação de três cursos de pós-graduação na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que passa a ofertar o doutorado em Engenharia Mecânica, em Natal; o mestrado em Metodologias de Ensino e Processos de Aprendizagem, no Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres), em Caicó; e o doutorado profissional em Geografia, em Natal e Caicó.

O diretor do Ceres, Diego Salomão, detalha que o doutorado profissional em Geografia é o primeiro curso desse tipo no Brasil, assim como representa uma inovação na UFRN, ao fazer parte do primeiro programa multicampi no Ceres de Caicó e no Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), em Natal. O Programa de Pós-Graduação em Geografia (Geoprof) oferta o mestrado profissional desde 2015, cuja importância para a formação de professores e a elevação do conceito para 4 na avaliação da Capes motivaram a construção da proposta do doutorado. 

A responsável pela elaboração do projeto, professora Ione Rodrigues Diniz, considera que a aprovação do doutorado “coloca a UFRN em posição de destaque no cenário da Geografia nacional e ratifica sua missão, visão de futuro e princípios institucionais”, assim como se constitui na realização de um sonho em sua trajetória de professora itinerante, que reside em Caicó e trabalha em Natal.

Esse é o primeiro doutorado da região do Seridó, conforme o pró-reitor de Pós-Graduação da UFRN, Rubens Maribondo, que ressalta a conquista como um importante marco para o processo de interiorização. O gestor ressalta que o mestrado em Metodologias de Ensino e Processos de Aprendizagem também contribui para consolidar a robustez da pesquisa e do ensino de pós-graduação em todos os campi da UFRN, com o mesmo padrão de qualidade e excelência acadêmica. 

De caráter interdisciplinar, o mestrado abrange egressos de todos os cursos de graduação do Ceres. De acordo com o professor responsável pelo projeto do curso, Alessandro Façanha, o programa “nasce com originalidade e responsabilidade social inserida na sua concepção de atender às demandas da educação básica, no que diz respeito aos problemas de ensino-aprendizagem”.

Em Natal, o doutorado em Engenharia Mecânica passa a ser o terceiro da região Norte-Nordeste, onde existe deficiência na formação de pesquisadores na área. É o que afirma o coordenador do programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da UFRN, Raimundo Freire Júnior, ao comemorar o protagonismo da UFRN na oferta do curso. “A aprovação pela Capes foi um passo importante, conquistado a partir do empenho e da dedicação de muitas pessoas”, finaliza. 

Para Rubens Maribondo, a criação dos novos cursos fortalece a pós-graduação da UFRN, especialmente na região do Seridó, de modo que a instituição possa ter “impacto muito maior do trabalho envolvendo ciência e formação de recursos humanos”.

Fonte: Portal da UFRN

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]