Chamada pública para dossiê sobre formação de docentes indígenas

Publicado em 05 de novembro de 2024 às 15h55min

Tag(s): Docentes Indígenas



Está aberto o período de inscrições de artigos para a próxima edição da Revista Retratos da Escola (volume 19, número 43), a primeira do ano de 2025, que terá como tema “Formação e trabalho de Docentes Indígenas.

Sob organização de Andréia Nunes Militão (UEMS/UFGD), Ozirlei Teresa Marcilino (UFES) e Valeska Maria Fortes de Oliveira (UFSM), os/as interessados têm até o dia 25 de janeiro para apresentar textos.

CLIQUE AQUI PARA ENVIAR SEU TEXTO

Sobre o dossiê

Perto de completar uma década da aprovação da Resolução nº 1, de 7 de janeiro de 2015 que estabeleceu Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores Indígenas em cursos de Educação Superior e de Ensino Médio e regimentou os programas e cursos destinados à formação inicial e continuada de professores indígenas, o Dossiê Temático almeja congregar pesquisas que versem sobre formação (inicial e continuada), carreira, condições de trabalho dos/as professores/as.

“A formação de professores indígenas aporta-se nos princípios: I. respeito à organização sociopolítica e territorial dos povos e comunidades indígenas; II. valorização das línguas indígenas entendidas como expressão, comunicação e análise da experiência sociocomunitária; III. reconhecimento do valor e da efetividade pedagógica dos processos próprios e diferenciados de ensino e aprendizagem dos povos e comunidades indígenas; IV. promoção de diálogos interculturais entre diferentes conhecimentos, valores, saberes e experiências; V. articulação dos diversos espaços formativos, tais como a comunidade, o movimento indígena, a família e a escola; e VI. articulação entre docentes, gestores e demais profissionais da educação escolar e destes com os educadores tradicionais da comunidade indígena”, descreve o site da Revista Retrados da Escola.

“Neste sentido, interessa ao Dossiê receber textos que problematizem estes aspectos no âmbito dos cursos de licenciaturas voltados para a formação de professores indígenas”, completa.

Está aberto o período de inscrições de artigos para a próxima edição da Revista Retratos da Escola (volume 19, número 43), a primeira do ano de 2025, que terá como tema “Formação e trabalho de Docentes Indígenas.

Sob organização de Andréia Nunes Militão (UEMS/UFGD), Ozirlei Teresa Marcilino (UFES) e Valeska Maria Fortes de Oliveira (UFSM), os/as interessados têm até o dia 25 de janeiro para apresentar textos.

CLIQUE AQUI PARA ENVIAR SEU TEXTO

Sobre o dossiê

Perto de completar uma década da aprovação da Resolução nº 1, de 7 de janeiro de 2015 que estabeleceu Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores Indígenas em cursos de Educação Superior e de Ensino Médio e regimentou os programas e cursos destinados à formação inicial e continuada de professores indígenas, o Dossiê Temático almeja congregar pesquisas que versem sobre formação (inicial e continuada), carreira, condições de trabalho dos/as professores/as.

“A formação de professores indígenas aporta-se nos princípios: I. respeito à organização sociopolítica e territorial dos povos e comunidades indígenas; II. valorização das línguas indígenas entendidas como expressão, comunicação e análise da experiência sociocomunitária; III. reconhecimento do valor e da efetividade pedagógica dos processos próprios e diferenciados de ensino e aprendizagem dos povos e comunidades indígenas; IV. promoção de diálogos interculturais entre diferentes conhecimentos, valores, saberes e experiências; V. articulação dos diversos espaços formativos, tais como a comunidade, o movimento indígena, a família e a escola; e VI. articulação entre docentes, gestores e demais profissionais da educação escolar e destes com os educadores tradicionais da comunidade indígena”, descreve o site da Revista Retrados da Escola.

“Neste sentido, interessa ao Dossiê receber textos que problematizem estes aspectos no âmbito dos cursos de licenciaturas voltados para a formação de professores indígenas”, completa.

Aos/às interessados/as no Dossiê:

Os/as autores/as interessados/as em atender à chamada pública para o dossiê temático deverão submeter os artigos completos no sistema da revista até 25 de Janeiro de 2025, na seção Formação e trabalho de Docentes Indígenas.

Quando submetidos, os artigos completos deverão atender às diretrizes para autores/as, disponíveis na página da revista.

Cronograma da chamada para o Dossiê

25/01/2025: data final para envio do artigo

26/01/2025 – 28/02/2025: apreciação dos artigos pelos pares

01/03/2025 – 30/03/2025: emissão da decisão editorial aos/às autores/as

01/03/2025 – 30/04/2025: revisão e editoração

Abril/maio: publicação da edição

Os/as autores/as interessados/as em atender à chamada pública para o dossiê temático deverão submeter os artigos completos no sistema da revista até 25 de Janeiro de 2025, na seção Formação e trabalho de Docentes Indígenas.

Quando submetidos, os artigos completos deverão atender às diretrizes para autores/as, disponíveis na página da revista.

Cronograma da chamada para o Dossiê

25/01/2025: data final para envio do artigo

26/01/2025 – 28/02/2025: apreciação dos artigos pelos pares

01/03/2025 – 30/03/2025: emissão da decisão editorial aos/às autores/as

01/03/2025 – 30/04/2025: revisão e editoração

Abril/maio: publicação da edição

Fonte: CNTE

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]