A votação estará disponível na segunda-feira, 22/11, às 08h.
Olá professor (a), seja bem-vindo (a) ao ADURN-Sindicato! Sua chegada é muito importante para o fortalecimento do Sindicato.
Para se filiar é necessário realizar 2 passos:
Você deve imprimir e preencher Ficha de Sindicalização e Autorização de Débito (abaixo), assinar, digitalizar e nos devolver neste e-mail: [email protected].
Ficha de sindicalização Autorização de DébitoAutorizar o desconto no seu contracheque na sua área no SIGEPE e que é de 1% do seu VB (Vencimento Básico).
Tutorial do SIGEPEFicamos a disposição para qualquer esclarecimento.
ADURN-Sindicato
Publicado em 13 de novembro de 2024 às 10h20min
Tag(s): Capes Pós-Graduação UFRN
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou a criação do doutorado em Engenharia Civil e Ambiental, vinculado ao Centro de Tecnologia (CT) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Com esse novo curso, a instituição passa a ter 17 novos doutorados criados entre 2023 e 2024, a partir de programas de pós-graduação já existentes.
Esse crescimento confere um novo perfil ao sistema de pós-graduação da UFRN, alcançado por meio de reestruturações promovidas pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PPG), em conjunto com os colegiados dos programas. “Quando ofertamos um curso de doutorado, mostramos que temos um corpo docente eficiente e maduro cientificamente, assim como infraestrutura e projeto pedagógico adequados. A criação de um doutorado é um atestado de amadurecimento científico e excelência acadêmica”, afirma o pró-reitor de Pós-Graduação, Rubens Maribondo.
O último curso aprovado pela Capes faz parte do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental, criado em 2021, a partir da fusão dos programas de pós-graduação em Engenharia Civil e Engenharia Sanitária e Ambiental. Após o processo de integração, a avaliação quadrienal da Capes subiu o conceito para 4, o que tornou possível a submissão para a criação de um doutorado.
De acordo com a coordenadora do programa, Vanessa Becker, a conquista atende a uma demanda reprimida em escala regional, onde há carência de doutorados na área. A docente adiciona que o curso “vem buscar crescimento, produtividade e formação de recursos humanos de excelência. O tempo de pesquisa de um curso de doutorado traz amadurecimento científico aos discentes, havendo possibilidade de aprofundamento teórico, experimental e de aplicação do conhecimento. Com isso, é esperada uma nova jornada de publicações de alto impacto e relevância no cenário nacional e internacional”.
Novos doutorados
Além do doutorado em Engenharia Civil e Ambiental, o CT passa a ofertar em 2025 o doutorado em Engenharia Mecânica, também aprovado recentemente. De 2023 a 2024, a UFRN ainda obteve a aprovação dos seguintes cursos de doutorado: Biologia Parasitária; Biologia Estrutural e Funcional; Educação Física; Nutrição; Fonoaudiologia; Inovação em Tecnologias Educacionais; Artes Cênicas; Economia; Tecnologia da Informação; Saúde da Família; Gestão e Inovação em Saúde; Ensino de História; Ensino de Geografia; Multicêntrico em Ciências Fisiológicas; Assistência Farmacêutica.
Fonte: UFRN