ADURN-Sindicato participa de reunião com PROGESP para discutir resolução sobre regimes de trabalho e carga horária docente

Publicado em 19 de novembro de 2024 às 17h17min

Tag(s): Carga Horária Docente Reunião



Representantes do ADURN-Sindicato participaram nesta quarta-feira (19) de uma reunião com a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGESP) da UFRN para debater a minuta da resolução que dispõe sobre os regimes de trabalho, atividades docentes e distribuição de carga horária dos professores do Magistério Superior e do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT).  Estiveram presentes no encontro Mirian Dantas, pró-reitora da PROGESP, e Severino Cesário Lima, Secretário de Governança Institucional. Representando o sindicato, estiveram Isaura Brandão, vice-presidenta do ADURN-Sindicato, e Fernanda Fernandes Gurgel, diretora de Assuntos dos Campi.  

Durante a reunião, Mirian Dantas reforçou a importância de ouvir o sindicato no processo de construção da resolução, destacando que o diálogo com os(as) representantes dos(as) docentes contribui para a elaboração de um documento mais alinhado às demandas e realidades da categoria.  

Entre os temas abordados, destacou-se o novo preenchimento dos Planos Individuais Docentes (PID) e a análise de pontos específicos da minuta, incluindo os artigos 2, 16, 20 e 23, que tratam, respectivamente, dos regimes de trabalho, da distribuição da carga horária em turnos, dos limites de horas-aula e das atividades auxiliares de ensino.  Severino Cesário, Secretário de Governança Institucional, se comprometeu a incorporar as alterações sugeridas pelo ADURN-Sindicato na minuta. As mudanças serão apresentadas em uma nova reunião, agendada para o próximo dia 3 de dezembro, onde serão debatidos os demais artigos da resolução.  

Após o encontro, Isaura Brandão destacou o diálogo com a PROGESP e os avanços obtidos no debate.  “Nós, enquanto ADURN-Sindicato, discutimos alguns pontos que já foram pensados junto ao Conselho de Representantes e levamos as demandas dos professores do Magistério Superior e EBTT. As alterações que solicitamos estão sendo feitas. Reagendamos mais duas reuniões para finalizar todos os pontos da minuta. Existe a previsão, e também o desejo, de que, ainda este ano, a resolução da carga horária seja completamente aprovada", afirmou.  

A resolução em discussão tem impacto direto na organização das atividades docentes, abrangendo desde a regulamentação dos regimes de 20 e 40 horas semanais até a definição de médias semanais para atividades auxiliares de ensino, como planejamento, orientação acadêmica e supervisão de monitores. Dessa forma, o ADURN-Sindicato tem se comprometido em dialogar com a administração superior da UFRN, representando as demandas dos(as) docentes e defendendo as melhores condições para o exercício das atividades acadêmicas.

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]