ADURN-Sindicato prestigia exposição de xilografias do docente aposentado Pedro Lima

Publicado em 26 de novembro de 2024 às 11h13min

Tag(s): Cultura Exposição



Na tarde da última segunda-feira, 25 de novembro, o ADURN-Sindicato participou da exposição de xilografias e o lançamento dos livros "Baião-de-dois: sons e sabores do Brasil" e "O Corpo Samba e Alma Jass", do docente aposentado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Pedro Lima. Representando a entidade na ocasião, esteve presente a diretora de Assuntos de Aposentadoria Vilma Vitor. O evento aconteceu no Núcleo de Arte e Cultura da UFRN (NAC), e a curadoria das obras foi de responsabilidade de Joana Lima, filha do docente, que escolheu algumas das suas diversas produções em xilogravuras para expor ao público em geral. As artes em exposição se referem tanto à democracia brasileira, como também à memória e história do povo neste país.

Sua filha, Joana Lima, destacou que as xilogravuras do pai "tratam-se de temas populares, da memória e dos aspectos da cultura, da história do Brasil, sempre de um modo crítico e trazendo ingredientes novos. Por exemplo, as mandalas trazem temas voltados tanto à cultura popular, como temas indígenas, africanos ligados à negritudes. Então a importância da obra dele é traduzir em arte, porque a xilogravura é feita a partir da madeira - a matriz, ele faz o desenho na matriz e depois passa para o papel, e a partir daí ele faz com que a memória fique gravada, impressa". A professora aposentada e diretora do ADURN-Sindicato, Vilma Vitor, saudou o criador das obras e também colega de lutas Pedro Lima: "Ele foi um grande batalhador do movimento docente e nós estamos aqui para homenageá-lo com os trabalho de xilografia que ele tem feito nos últimos tempos". 

Pedro Lima foi professor da UFRN de 1978 até 2012, onde lecionou no curso de Arquitetura e Urbanismo e no Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da instituição. É um dos docentes associados ao ADURN-Sindicato desde seu ingresso como professor na universidade, atuando firmemente na construção da entidade e lutando pela educação pública junto aos demais precursores do movimento sindical docente. Após se aposentar, Pedro seguiu como xilógrafo e escritor, e está até os dias atuais.

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]