Hospitais universitários do RN contam com sistema de gestão da qualidade na análise dos processos de trabalho e segurança do paciente

Publicado em 05 de dezembro de 2024 às 15h00min

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Atentos à segurança do paciente, os hospitais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), vinculados à Rede Ebserh, reafirmam a importância da qualidade em saúde com iniciativas voltadas ao aperfeiçoamento dos serviços. Isso acontece a partir da análise frequente dos processos de trabalho e segurança do paciente, comparando a execução com o que idealmente deveria ser realizado. Para isso, é fundamental a existência de documentos do sistema de gestão da qualidade atualizados.

De acordo com o chefe do Setor de Gestão de Qualidade do Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol-UFRN), Carlos Alexandre de Souza Medeiros, a gestão da qualidade possui algumas dimensões, entre elas, a segurança, a equidade, a efetividade e o cuidado centrado no paciente. “No Huol, utilizamos os protocolos preconizados no Programa Nacional de Segurança do Paciente, englobando as seis metas (identificação correta; comunicação; uso seguro de medicamentos; cirurgia segura; higienização das mãos; prevenção de quedas e de lesão por pressão). Além disso, temos as ações desenvolvidas pela Comissão de Humanização que atendem a dimensão do cuidado centrado no paciente e a Avaliação Interna da Qualidade, que faz parte do Programa Ebserh de Gestão da Qualidade”, afirma.

A chefe do Setor de Gestão da Qualidade do Hospital Universitário Ana Bezerra (Huab-UFRN), Carlla Cilene Alves Dantas Petronio, enfatiza que a gestão da qualidade fortalece a segurança, promove uma melhor experiência ao paciente e otimiza a gestão de documento na instituição. “A implantação do programa de gestão da qualidade trouxe ao Huab a adoção de boas práticas, como a gestão de documento, que foi, por sua vez, um marco para implantação de documentos norteadores das condutas assistenciais. Ao longo desse período, foram publicados no repositório institucional mais 300 documentos”, destaca.

Manual da Qualidade

Para nortear a elaboração, o controle e a padronização dos documentos da qualidade, a Ebserh adota o Manual de Gestão e Controle de Documentos da Qualidade – 2ª versão, 2024. O documento abrange normas assistenciais e administrativas que descrevem processos e garantem a repetibilidade com a qualidade desejada. O objetivo dele é estabelecer regras para a gestão e controle desses documentos, assegurando a padronização dos procedimentos, a avaliação dos processos de trabalho, a rastreabilidade dos documentos e a manutenção da qualidade e clareza das informações necessárias.

Além disso, o Manual orienta as etapas de elaboração, análise, validação técnica e formal, aprovação, revisão, publicação e divulgação dos documentos da qualidade. Para o chefe do Setor de Gestão da Qualidade da Maternidade Escola Januário Cicco, (MEJC-UFRN), Rafhael Santos, o Manual é um instrumento importante para “manter uma boa gestão desses documentos internos, prezando pela boa divulgação e pelo correto preenchimento. De modo que se garanta a efetividade dos processos e que eles possam ser consultados pelos profissionais”.

Rafhael Santos acrescenta, ainda, o papel que o Setor de Gestão da Qualidade tem em cada hospital da Rede Ebserh. “Baseados no Manual, fazemos a padronização da gestão documental e realizamos orientações às demais áreas dos hospitais para que elaborem documentos que garantam a efetividade dos seus processos”, completa o gestor.

Nova ferramenta

Para implementar as diretrizes do Manual e garantir organização, armazenamento e fácil acesso aos documentos da qualidade, a Rede Ebserh está adotando o Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED), ferramenta desenvolvida pela equipe do Setor de Tecnologia da Informação e Saúde Digital (Setisd) da MEJC-UFRN no aplicativo de gestão da instituição, o AGMEJC. O GED facilita o cumprimento das orientações estabelecidas no Manual ao automatizar o ciclo de vida dos documentos, permitir a atualização constante do repositório interno e emitir alertas para revisão dos documentos da qualidade de acordo com a periodicidade definida. Também possibilita gerar numeração automática e sequencial dos documentos da qualidade, notificar aos gestores sobre inserções de documentos e novas tarefas, controlar o versionamento dos documentos da qualidade e extrair, de relatórios e planilhas, o status dos documentos.

“O GED é uma ferramenta de gestão de documentos da Qualidade (Guia, Manual, Plano, Programa, Procedimento Operacional Padrão, Protocolo e Fluxo de Processo) que realiza o acompanhamento dos documentos em cada etapa do processo desde a criação até a publicação. Ele organiza, armazena e facilita o acesso a documentos digitais na instituição. Também disponibiliza a gestão de documentos de modo mais eficiente, favorecendo o cumprimento dos fluxos e garantindo a correta rastreabilidade dos documentos e controles previstos no Manual”, pontua o chefe do Setisd da MEJC, João Paulo Oliveira.

A implementação do GED ocorrerá de forma gradual, com previsão de conclusão em toda a Rede Ebserh até o fim de abril de 2025, após o treinamento das equipes. Com o GED, a estatal espera fortalecer a gestão documental e garantir conformidade com o Manual de Gestão e Controle de Documentos da Qualidade, promovendo a segurança do paciente como a primeira dimensão da qualidade em saúde, além de fortalecer as demais dimensões da qualidade.

Sobre a Rede Ebserh

O Huol, Huab e MEJC fazem parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

 
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