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Publicado em 18 de dezembro de 2024 às 11h25min
Tag(s): Estudantes Projeto UFRN
Acordar cedo, tomar o café e sair de casa. Para quem não utiliza transporte particular, as opções em Nova Parnamirim são limitadas: ônibus lotado, ruas sem ciclovias e percursos perigosos a pé. Esse cenário motivou alunos do curso de Engenharia Civil (DECAM/UFRN) a desenvolver o projeto Política e Planejamento de Transportes: Plano de Mobilidade Urbana – Nova Parnamirim, com o objetivo de criar um sistema que minimize o tempo de deslocamento, reduza os impactos ambientais e garanta acesso a oportunidades para todos, independentemente da localização ou da condição socioeconômica.
A ideia do plano é pensar na mobilidade a partir de um olhar que coloque o pedestre como prioridade. A pesquisa está sendo realizada pelos discentes Carlos Daniel Oliveira, Isaac Bruno Viana, Jonatas Cesar Matias e Rodrigo Figueiredo e se baseia em uma análise qualitativa e quantitativa, que visa contemplar uma fração urbana dos bairros Nova Parnamirim e Pitimbú, localizados nas cidades de Parnamirim e Natal.
De acordo com dados da pesquisa, 65% dos moradores de Nova Parnamirim estão insatisfeitos com o tempo que levam para se deslocar. Para o aluno Isaac Viana, a questão do transporte é um desafio social importante. “Estamos fazendo propostas que possam ser inclusivas e didáticas para toda população”, afirma, destacando a necessidade de se repensar a mobilidade urbana eficiente.
No modelo proposto pelos estudantes, algumas alterações no trânsito melhorariam a fluidez. As avenidas Maria Lacerda e Antônio Lopes Filho passariam a ser as principais entradas do bairro Nova Parnamirim, enquanto a Abel Cabral seria destinada exclusivamente como saída. De acordo com os alunos, a meta é reduzir os congestionamentos em pelo menos 30% nos horários de pico e minimizar as zonas de conflito na entrada do bairro.
A proposta, que ainda não foi encaminhada ao Poder Público, propõe a requalificação do transporte público, com o objetivo de garantir que pelo menos 80% dos moradores desse bairro tenham acesso a uma parada com distância máxima de 500 metros de suas residências. Para os ciclistas, a ideia seria construir 20 km de ciclovias em Nova Parnamirim, interligando as avenidas Maria Lacerda, Abel Cabral e as vias coletoras, que servem para distribuir o trânsito, aos pontos de integração e às paradas de ônibus que ficariam conectados aos bicicletários.
O plano visa um aumento de 20% no número de pedestres e ciclistas nos principais eixos comerciais para reduzir significativamente o uso de carros. Já em sua segunda etapa, os alunos ressaltam que a proposta teria potencial para aperfeiçoar a mobilidade urbana de forma sustentável, por meio da ciência.
Fonte: UFRN