A votação estará disponível na segunda-feira, 22/11, às 08h.
Olá professor (a), seja bem-vindo (a) ao ADURN-Sindicato! Sua chegada é muito importante para o fortalecimento do Sindicato.
Para se filiar é necessário realizar 2 passos:
Você deve imprimir e preencher Ficha de Sindicalização e Autorização de Débito (abaixo), assinar, digitalizar e nos devolver neste e-mail: [email protected].
Ficha de sindicalização Autorização de DébitoAutorizar o desconto no seu contracheque na sua área no SIGEPE e que é de 1% do seu VB (Vencimento Básico).
Tutorial do SIGEPEFicamos a disposição para qualquer esclarecimento.
ADURN-Sindicato
Publicado em 08 de janeiro de 2025 às 16h11min
Tag(s): Edital Escola Agrícola de Jundiaí UFRN
O Programa de Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EJA-EPT), ofertado pela Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ/UFRN), consolidou avanços na inclusão educacional e técnica no estado em 2024. O programa atendeu mais de 90 pessoas de três municípios: Lagoa de Pedras, Senador Georgino Avelino e Parnamirim, oferecendo cursos profissionalizantes alinhados às demandas do mercado de trabalho.
Instituído pela Portaria nº 962 do Ministério da Educação (MEC) em dezembro de 2021, a EJA-EPT tem como missão promover a formação técnica integrada ao ensino regular, focando em públicos historicamente afastados da educação formal. Entre os cursos oferecidos estão: Agente de Higiene e Beleza Animal, Operador de Computadores, Auxiliar de Agroecologia e Auxiliar de Cozinha.
Desafios e impacto social
Para a coordenadora do programa na EAJ, professora Viviane Medeiros, a expansão e o sucesso resultam do esforço coletivo entre instituições e comunidades e os desafios enfrentados. “Educação de Jovens e Adultos exige não apenas estrutura, também é necessária sensibilidade para compreender as demandas específicas desse público. Muitos trabalham desde cedo, outros vivem em locais distantes das escolas, e há quem não veja perspectiva nos estudos, já que a escolarização, embora seja um dos fatores relacionados à mobilidade social, nem sempre garante o acesso a melhores condições de vida”, disse.
Ela reforça que a aliança entre escola e formação profissional representa uma ferramenta poderosa de mudança. “Essa união não só amplia as oportunidades de empregabilidade, mas permite que jovens, adultos e idosos descubram suas potencialidades e superem barreiras sociais.” Luciana Gomes, aluna da EJA Integrada EPT EAJ, compartilha sua experiência e diz que sempre foi seu sonho concluir o ensino formal: “Dediquei praticamente minha vida toda à família e esqueci de mim. Quando comecei na EJA, vi uma oportunidade única de recomeçar. Foi desafiador, porque tudo era diferente, mas com o apoio dos professores e da minha família, consegui. Hoje, meu filho, que tem 23 anos, sente orgulho de me ver estudando, e eu também incentivo outros jovens a seguirem esse caminho. Não quero parar por aqui”, relata.
Em 2024, o programa também ofereceu um curso de extensão voltado para educadores e educadoras que atuam ou desejam atuar na EJA-EPT. Mais de 150 profissionais participaram da formação, realizada na modalidade EaD. Para o ano de 2025, o programa pretende ampliar seu alcance, chegando a municípios como Canguaretama e Tibau do Sul. Além disso, está prevista a continuidade dos cursos nos municípios atendidos, consolidando o impacto positivo na educação local.
Compromisso com a educação
Viviane Medeiros iniciou sua trajetória no Movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral) na década de 1970, atuando diretamente na formação profissionalizante. Desde cedo, percebeu que o impacto da educação vai muito além do conhecimento técnico. “Aprender é uma ação contínua, e a alegria de ver alguém descobrir suas potencialidades é algo que carrego comigo até hoje. A EJA-EPT vai além do ensino técnico: ela resgata sonhos e constrói novos horizontes. Cada aluno ou aluna carrega uma história única. O destino que alcançarão depende de seus objetivos, mas o programa, sem dúvida, representa uma nova chance para transformar suas vidas”.
Fonte: UFRN