A votação estará disponível na segunda-feira, 22/11, às 08h.
Olá professor (a), seja bem-vindo (a) ao ADURN-Sindicato! Sua chegada é muito importante para o fortalecimento do Sindicato.
Para se filiar é necessário realizar 2 passos:
Você deve imprimir e preencher Ficha de Sindicalização e Autorização de Débito (abaixo), assinar, digitalizar e nos devolver neste e-mail: [email protected].
Ficha de sindicalização Autorização de DébitoAutorizar o desconto no seu contracheque na sua área no SIGEPE e que é de 1% do seu VB (Vencimento Básico).
Tutorial do SIGEPEFicamos a disposição para qualquer esclarecimento.
ADURN-Sindicato
Publicado em 13 de janeiro de 2025 às 12h13min
Tag(s): DItadura Militar livro
O livro "60 anos do Golpe Civil-Militar no Rio Grande do Norte", lançado no dia 19 de dezembro de 2024, a partir de agora está com leitura disponível em e-book. A obra, que tem como organizadores a professora aposentada Maria da Conceição Fraga e o historiador João Maria de Sousa Fraga, pode ser acessada clicando AQUI.
Além de dá visibilidade à relação entre militares e políticos no Brasil, trazendo um histórico dos golpes de Estado ocorridos no país, bem como as tentativas falhas, o livro também traz algumas considerações de pesquisadores, mestres e doutores que estudam o período, apresentando detalhes sobre o cenário que precede o momento histórico de 1964, os dias de instalação do golpe, o período da Ditadura Militar e a redemocratização brasileira.
A autora da obra, Conceição Fraga, ressalta que a sua realização só foi possível a partir da existência da Comissão da Verdade - criada em 2011 a nível nacional pela então presidenta Dilma Rousseff, e no Rio Grande do Norte instaurada pela docente Ângela Paiva em 2015. "Isso é muito importante porque estamos vivendo um momento onde tem pessoas que insistem em querer negar que houve um golpe no país. E esse golpe existiu, e a Comissão da Verdade foi importantíssima para trazer essa documentação para que a gente possa mostrar às novas gerações o que ocorreu no país", frizou Fraga.
Ademais, a professora aposentada do Departamento de História da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Maria da Conceição Fraga, pontua que "o livro abre a possibilidade de debater na sociedade o significado do golpe, e da sua presença quase que permanente na democracia brasileira. E para consolidar a democracia brasileira é preciso refletir sobre esses temas".
Detalhes:
O quê? E-Book gratuito do livro "60 anos do Golpe Civil-Militar no Rio Grande do Norte";
Onde? Através do link disponível no site do ADURN-Sindicato;
Organizadores: Maria da Conceição Fraga e João Maria de Sousa Fraga.