A votação estará disponível na segunda-feira, 22/11, às 08h.
Olá professor (a), seja bem-vindo (a) ao ADURN-Sindicato! Sua chegada é muito importante para o fortalecimento do Sindicato.
Para se filiar é necessário realizar 2 passos:
Você deve imprimir e preencher Ficha de Sindicalização e Autorização de Débito (abaixo), assinar, digitalizar e nos devolver neste e-mail: [email protected].
Ficha de sindicalização Autorização de DébitoAutorizar o desconto no seu contracheque na sua área no SIGEPE e que é de 1% do seu VB (Vencimento Básico).
Tutorial do SIGEPEFicamos a disposição para qualquer esclarecimento.
ADURN-Sindicato
Publicado em 07 de fevereiro de 2025 às 10h08min
Tag(s): Direitos Humanos Indígenas Luta Social Nota
Neste dia 7 de fevereiro comemora-se o Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas. A data foi escolhida em memória de Sepé Tiaraju. conhecido por sua frase defensora dos direitos indígenas “esta terra tem dono”, Sepé liderou os guaranis durante a Guerra Guaranítica, em 1756, travada contra portugueses e espanhois. O conflito ocorreu após alterações feitas pelo tratado de Madri, que impactavam diretamente na vida dos indígenas, sem que os mesmos tivessem sido consultados a respeito delas.
Assim, esta data reforça a luta centenária dos povos originários pela manutenção de suas terras, por acesso à educação e saúde, contra a destruição da natureza e pela validação dos conhecimentos culturais e tradicionais dos povos.
O ADURN-Sindicato compreende a relevância dessa luta, levando em consideração, principalmente, a construção da democracia do nosso país, que passa pela valorização e o respeito aos povos originários. É fundamental reafirmar o compromisso com a demarcação de terras, o fortalecimento das políticas públicas voltadas às comunidades indígenas e o reconhecimento da riqueza cultural e histórica desses povos.
Por fim, o ADURN-Sindicato reforça a importância da solidariedade e a necessidade do engajamento de todos e todas na defesa dos direitos indígenas, reconhecendo que a proteção de suas terras e saberes é um passo essencial para um brasil mais justo e plural.