A votação estará disponível na segunda-feira, 22/11, às 08h.
Olá professor (a), seja bem-vindo (a) ao ADURN-Sindicato! Sua chegada é muito importante para o fortalecimento do Sindicato.
Para se filiar é necessário realizar 2 passos:
Você deve imprimir e preencher Ficha de Sindicalização e Autorização de Débito (abaixo), assinar, digitalizar e nos devolver neste e-mail: [email protected].
Ficha de sindicalização Autorização de DébitoAutorizar o desconto no seu contracheque na sua área no SIGEPE e que é de 1% do seu VB (Vencimento Básico).
Tutorial do SIGEPEFicamos a disposição para qualquer esclarecimento.
ADURN-Sindicato
Publicado em 17 de fevereiro de 2025 às 10h05min
O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), lançou o guia “Educação Híbrida: conceito e orientações pedagógicas”, além de um curso para formação de docentes nessa área. As iniciativas são uma realização da Rede de Inovação para a Educação Híbrida (Rieh) e acontecem no âmbito da Política Nacional de Ensino Médio e da Política Nacional de Educação Digital no Brasil.
Em webinário realizado na quinta-feira, 13 de fevereiro, a coordenadora-geral de Ensino Médio, Valdirene de Oliveira, e o diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica, Alexsandro Santos, apresentaram as novas ações. Participaram coordenadores de implementação da Rieh, professores, gestores educacionais, coordenadores pedagógicos, pesquisadores e interessados em educação e cidadania digital.
“O MEC tem feito uma força-tarefa para que a gente avance com a formação continuada dos docentes. Esse guia é uma forma de trabalhar melhor os conceitos de educação continuada e híbrida. Fizemos um desenho de proposta pedagógica que se aproxima do que a gente deseja ver, que possibilite a integração, a interdisciplinaridade dos docentes de diferentes áreas, que é o que também acontece com os estudantes”, destacou Oliveira.
Formação – O curso “Educação Híbrida para Docentes: da compreensão à prática pedagógica” será oferecido entre 18 de março e 15 de agosto. Entre os pontos a serem abordados, estão a escola como espaço de vivências da educação híbrida; ferramentas e recursos didáticos digitais; recursos educacionais digitais; educação híbrida na perspectiva da comunidade escolar; e uma atividade integrada para elaboração de plano de aula.
Com carga de 80h (distribuídas entre 72h virtuais e 8h presenciais), a formação terá um encontro presencial em cada estado e no Distrito Federal. As oficinas presenciais deverão ocorrer entre 24 de abril e 27 de maio. Haverá um recesso entre 16 de junho e 30 de julho.
As inscrições podem ser realizadas até o dia 21 de fevereiro. Serão ofertadas 40 vagas para cada rede de ensino que integra a Rieh. A coordenação do curso recomenda que sejam inscritos quatro professores de cada escola — preferencialmente, um de cada área de conhecimento. Os docentes interessados devem entrar em contato com a secretaria de educação da sua unidade federativa e buscar as orientações. Em caso de dúvidas, podem entrar em contato pelo e-mail [email protected].
A iniciativa visa formar os professores do ensino médio público para a compreensão das possibilidades da educação híbrida no contexto da Política Nacional de Ensino Médio e da Política de Educação Digital. A ideia é possibilitar descobertas e caminhos para o planejamento e a implementação da educação híbrida em suas práticas pedagógicas nas escolas de ensino médio e no contexto da Política Nacional de Ensino Médio.
Fonte: APUFSC-Sindical