MEC se reúne com reitores de universidades federais

Publicado em 21 de fevereiro de 2025 às 09h43min

Tag(s): MEC Reunião



O Ministério da Educação (MEC) esteve presente na 178ª Reunião Extraordinária do Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). A reunião temática, que ocorre em Brasília (DF), teve o objetivo de debater o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e os processos de avaliação institucional. O ministro da Educação, Camilo Santana, participou do encontro nesta quinta-feira, 20 de fevereiro. 

"O MEC está aberto para diálogos e para construir a educação superior em conjunto, sempre reconhecendo o papel das universidades e a importância da sua autonomia”, declarou o ministro. “Precisamos mostrar todas as coisas boas produzidas pelas universidades, todos os avanços feitos e todas as conquistas alcançadas. Nossas instituições federais têm uma força muito grande e uma grande capacidade de transformar o futuro do nosso país. Que o ano de 2025 seja de muitas vitórias e superações.” 

“O MEC está aberto para diálogos e para construir a educação superior em conjunto, sempre reconhecendo o papel das universidades e a importância da sua autonomia.” Camilo Santana 

Participantes – Também participaram do evento o presidente da Andifes e reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), José Daniel Diniz; o vice-presidente da Andifes e reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Luciano Schuch; a vice-presidente da Andifes e reitora da Universidade Federal de Catalão (Ufcat), Roselma Lucchese; e a vice-presidente e reitora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Sandra Regina Goulart. 

Contexto – Ainda em janeiro deste ano, a Pasta já havia participado da 203ª reunião ordinária da Andifes, para discutir o fortalecimento das universidades federais. Na ocasião, o MEC foi representado pela Secretaria de Educação Superior (Sesu), que debateu diversos temas referentes à ampliação, consolidação e melhoria das instituições, como informes e perspectivas do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC).  

Também foram discutidas as questões orçamentárias das universidades federais; o acordo de greve dos servidores; as decisões judiciais acerca de emendas executadas nas fundações de apoio às universidades; e os seminários da Sesu que serão realizados em 2025 sobre a ocupação de vagas nas instituições. Foram frisados pontos como inovação, acordos de cooperação e propostas de melhoria das licenciaturas.  

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Sesu 

Fonte: MEC

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]