Dia da Instituição do Voto Feminino no Brasil: um passo essencial em um caminho que continua sendo percorrido

Publicado em 24 de fevereiro de 2025 às 08h41min

Tag(s): ADURN-Sindicato Direito Mulheres Opinião



Em 24 de fevereiro de 1932, as mulheres brasileiras conquistaram o direito ao voto. Conquistaram, porque nada lhes foi dado sem luta. O direito de escolher seus representantes foi arrancado com força e coragem, em meio a uma sociedade que teimava em silenciá-las.

Desde então, as mulheres seguem lutando para ocupar espaços, transformar a política e romper com a ideia de que poder e decisão são lugares exclusivos dos homens. Dessa forma, o voto feminino não foi um presente, foi um passo essencial em um caminho que continua sendo percorrido.  

Infelizmente, 93 anos depois, as mulheres ainda são minoria nos espaços de decisão, enfrentam violências políticas e estruturais, e precisam reafirmar a cada eleição que seus votos são vozes que ecoam por direitos, justiça e igualdade.  

O ADURN-Sindicato reforça a importância dessa data, porque defender a democracia é também defender a participação ativa das mulheres na política e na sociedade. Que a história dessas conquistas inspire novas gerações a seguirem avançando – porque nenhum direito está garantido sem vigilância, e nenhuma voz será silenciada sem resistência.

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]