Com três meses de atraso, Orçamento de 2025 será votado nesta quinta-feira (20)

Publicado em 20 de março de 2025 às 10h18min

Tag(s): Congresso Orçamento



No início da noite desta quarta-feira (19), o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), confirmou que o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2025 será levado ao plenário do Congresso nesta quinta-feira (20). A votação acontece com três meses de atraso e após diversas mobilizações das categorias que integram o serviço público federal. Representando os docentes das instituições federais de ensino, nas últimas semanas o PROIFES-Federação participou de atividades e se reuniu com parlamentares com o objetivo de pressioná-los pela aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA) e da recomposição orçamentária das universidades e institutos federais.    

Na expectativa do cumprimento do acordo firmado com o Governo Federal em 2024 desde janeiro deste ano, os servidores públicos federais estão entre os que mais saíram perdendo com o atraso na votação. Para o presidente do ADURN-Sindicato, Oswaldo Negrão, que esteve em Brasília durante as mobilizações, “é inadmissível que os servidores vejam por mais um mês seus salários defasados, devido à morosidade do trâmite da proposta no Congresso”.

Atividade na retomada das atividades legislativas para pressionar os parlamentares pela aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA 2025)

A sessão semipresencial para votar a proposta orçamentária para 2025 acontecerá a partir das 15h. A votação na Comissão Mista de Orçamento (CMO), que seria na sexta-feira (21), será antecipada também para esta quinta-feira, após a leitura do relatório final do senador Angelo Coronel (PSD-BA). Depois da votação na CMO, a proposta poderá ser votada pelo Congresso. 

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]