A votação estará disponível na segunda-feira, 22/11, às 08h.
Olá professor (a), seja bem-vindo (a) ao ADURN-Sindicato! Sua chegada é muito importante para o fortalecimento do Sindicato.
Para se filiar é necessário realizar 2 passos:
Você deve imprimir e preencher Ficha de Sindicalização e Autorização de Débito (abaixo), assinar, digitalizar e nos devolver neste e-mail: [email protected].
Ficha de sindicalização Autorização de DébitoAutorizar o desconto no seu contracheque na sua área no SIGEPE e que é de 1% do seu VB (Vencimento Básico).
Tutorial do SIGEPEFicamos a disposição para qualquer esclarecimento.
ADURN-Sindicato
Publicado em 01 de abril de 2025 às 10h38min
Tag(s): ADURN-Sindicato Desenvolvimento Economia Saúde
Presidente Oswaldo Negrão na primeira reunião do Grupo de Trabalho Saúde do BRICS.
Foto: Reprodução
Representando o PROIFES-Federação, o presidente do ADURN-Sindicato e diretor na federação, Oswaldo Negrão, integra o Fórum Popular do BRICS, dentro do Grupo de Trabalho Saúde. O documento formulado neste GT norteia indicações e compromissos dos países membros para desenvolverem temáticas que possam contribuir para as políticas públicas e para o desenvolvimento socioeconômico na área da saúde.
Para o ano de 2025 foram elencadas questões estruturantes, tais como: saúde e violência; meio ambiente; alimentação como um direito; acesso à saúde; e cuidados com a saúde mental. As reuniões do GT Saúde acontecem semanalmente entre especialistas. O prazo para que o documento seja consolidado é até o final do mês de abril, que será apresentado no encontro mundial em julho deste ano.
O presidente do ADURN-Sindicato e diretor do PROIFES-Federação, Oswaldo Negrão, destaca que a sua participação em um grupo como este "traz parâmetros internacionais e dá visibilidade à potência que temos em divulgar e apoiar ações estratégicas em nosso país. O Sistema Único de Saúde, por exemplo, é um sistema universal financiado primordialmente pelo Estado brasileiro e que é uma referência internacional no enfrentamento a agravos como tuberculose, AIDS (...)".
BRICS: o que é?
O BRICS se refere a um grupo de países emergentes (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) com o objetivo de cooperar para a economia e o desenvolvimento em conjunto. Através do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), o BRICS atua, principalmente, na implementação de melhorias nestes países, tais como em projetos de infraestrutura, ampliando a área de atuação desse grupo.
Além disso, ele está diretamente alinhado com os ideais da Organização das Nações Unidas (ONU) no que diz respeito à inclusão social e ao combate à pobreza e ao desemprego em seus países. No ano de 2024 foram incluídos seis novos países emergentes para compor o BRICS, são eles: Argentina, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irã.