A votação estará disponível na segunda-feira, 22/11, às 08h.
Olá professor (a), seja bem-vindo (a) ao ADURN-Sindicato! Sua chegada é muito importante para o fortalecimento do Sindicato.
Para se filiar é necessário realizar 2 passos:
Você deve imprimir e preencher Ficha de Sindicalização e Autorização de Débito (abaixo), assinar, digitalizar e nos devolver neste e-mail: [email protected].
Ficha de sindicalização Autorização de DébitoAutorizar o desconto no seu contracheque na sua área no SIGEPE e que é de 1% do seu VB (Vencimento Básico).
Tutorial do SIGEPEFicamos a disposição para qualquer esclarecimento.
ADURN-Sindicato
Publicado em 09 de abril de 2025 às 16h46min
Promover atividades artísticas e culturais é a missão dos Grupos Consolidados de Arte e Cultura (GCAC), vinculados à Pró-Reitoria de Extensão (Proex/UFRN). Atualmente, a Universidade conta com 22 GCAC, que atuam em áreas como dança e teatro. Para estimular a criação e o funcionamento contínuo desses grupos, a Proex divulgou uma nova portaria, atualizando as diretrizes para sua gestão.
Os GCAC são, essencialmente, projetos de extensão, promovendo atividades como apresentações, eventos e pesquisas. Além disso, proporcionam ambientes para que alunos, servidores e o público externo possam se expressar por meio da arte e da cultura.
Um exemplo é o Grupo de Dança da UFRN (GDUFRN), atuando desde 1990 com a promoção da prática da dança na Instituição. Um dos principais objetivos do projeto é ampliar o acesso à dança para grupos internos e externos à UFRN por meio de eventos, como aulas abertas e oficinas. Além disso, o grupo realiza apresentações e espetáculos.
A nova portaria da Proex é fruto do trabalho de uma comissão criada em 2024 para estudar, revisar e propor o novo regulamento. Segundo Veridiano Maia, coordenador da Coordenadoria de Cultura, Museus e Memória (CMMM/Proex), a portaria é uma maneira de formalizar os GCAC, garantindo o funcionamento dos grupos por meio de parâmetros de ações e procedimentos extensionistas que os projetos devem seguir.
Apesar de alguns dos projetos existirem há décadas na UFRN, foi em 2009 e 2010 que os GCAC foram formalizados como Grupos Consolidados, sendo apoiados pela Proex por meio de editais.
Para Veridiano, os Grupos Consolidados são importantes para a UFRN porque colocam em prática aprendizados teóricos e democratizam a arte para o público externo, além de contribuir para a formação dos discentes em cursos relacionados à arte. “Alguns conseguem até ser base para projetos de mestrado”, afirma o coordenador.
Fonte: Portal da UFRN