A votação estará disponível na segunda-feira, 22/11, às 08h.
Olá professor (a), seja bem-vindo (a) ao ADURN-Sindicato! Sua chegada é muito importante para o fortalecimento do Sindicato.
Para se filiar é necessário realizar 2 passos:
Você deve imprimir e preencher Ficha de Sindicalização e Autorização de Débito (abaixo), assinar, digitalizar e nos devolver neste e-mail: [email protected].
Ficha de sindicalização Autorização de DébitoAutorizar o desconto no seu contracheque na sua área no SIGEPE e que é de 1% do seu VB (Vencimento Básico).
Tutorial do SIGEPEFicamos a disposição para qualquer esclarecimento.
ADURN-Sindicato
Publicado em 14 de abril de 2025 às 10h15min
Tag(s): Educação a Distância MEC
Apenas seis dos mais de 690 cursos na modalidade de educação à distância obtiveram nota máxima no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, o Enade , de 2023 – o número equivale a 0,9% do total dos cursos EaD. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Educação nesta sexta-feira 11.
A maioria (512) ficou na categoria insatisfatória, que abrange as notas/conceitos 2 e 3. Foram 56 cursos que se enquadraram na faixa “satisfatória”. Cerca de 46 receberam a nota 1 e ficaram enquadrados na categoria “pior”.
A classificação máxima foi alcançada por 492 formações presenciais.
A análise considera os cursos que oferecem notas 4 e 5. Ao todo, 3.888 cursos atingiram a meta, mas apenas 100 deles eram cursos à distância.
Considerando também os cursos com nota 4, as formações presenciais consideram garantidas somam 3.788. Ou seja, 41,5% dos cursos presenciais avaliados pelo Enade 2023 obtiveram um desempenho superior.
Já quando se leva em conta a categoria administrativa dos cursos com um bom desempenho, mais de 54% dos presenciais com nota máxima são oferecidos em instituições públicas, de âmbitos estadual ou federal. Por outro lado, todas as formações EaD que obtêm a nota 5 são oferecidas por instituições privadas com ou sem fins lucrativos.
O Enade 2023 avaliou 9.812 cursos. A avaliação é obrigatória aos alunos do último ano dos cursos de graduação e mede os aspectos da formação geral e específica dos estudantes.
Quase todos os cursos de graduação baseados possuem modalidade EaD, exceto engenharia florestal, medicina e odontologia.
Fonte: CartaCapital