MEC revê diretrizes curriculares do curso de relações públicas

Publicado em 17 de setembro de 2010 às 12h13min

Tag(s): SBPC



Estudantes, professores e demais interessados em enviar sugestões para a comissão que trabalha na revisão das diretrizes curriculares do curso de relações públicas têm prazo até 30 de setembro para encaminhar suas contribuições
O objetivo da revisão é definir diretrizes mais específicas para o curso de relações públicas, que atualmente conta apenas com aquelas estabelecidas para o de comunicação social. O objetivo é atualizar o perfil do profissional da área. O prazo final para recebimento das sugestões, que terminaria em 15 de setembro, foi prorrogado pela comissão.
Para subsidiar o trabalho de revisão, a Secretaria de Educação Superior (Sesu) do Ministério da Educação constituiu uma comissão de especialistas, presidida por Margarida Maria Krohling Kunsch, professora do curso de relações públicas da Universidade de São Paulo (USP).
Ao final do prazo da consulta, que começou no dia 15 de julho e já recebeu cerca de 100 sugestões, a proposta apresentada pela comissão à Sesu será encaminhada ao Conselho Nacional de Educação (CNE), órgão responsável pela aprovação das diretrizes curriculares dos cursos de graduação.
A consulta receberá sugestões sobre três questões: o perfil desejável do profissional de relações públicas diante das transformações políticas, culturais, sociais e tecnológicas contemporâneas; as competências a serem adquiridas na formação superior; e os mecanismos e instrumentos de formação do profissional pela academia.
A comissão foi constituída pela Portaria nº 595, de maio de 2010. Além da presidente, compõem a comissão os professores especialistas Cláudia Peixoto de Moura, Ésnel José Fagundes, Márcio Simeone Henriques, Maria Aparecida Viviane Ferraz, Paulo Roberto Nassar de Oliveira e Ricardo Ferreira Freitas.
A revisão das diretrizes curriculares dos cursos de graduação teve início em 2009, com o curso de jornalismo. A proposta apresentada pela comissão presidida pelo professor José Marques de Mello foi encaminhada pela Sesu ao CNE e está sendo avaliada pelo órgão.

SBPC -

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]