Eleições 2010: governador pode ser eleito no 1º turno em 17 estados e no DF

Publicado em 29 de setembro de 2010 às 11h38min

Tag(s): DIAP



A menos de uma semana da eleição - 3 de outubro - as pesquisas de intenção de voto sobre as disputas nos estados e no Distrito Federal indicam que 18 governadores deverão ser eleitos ou reeleitos já no primeiro turno, no próximo domingo. Em quatro estados já é certo que haverá segundo turno.
As sondagens sinalizam ainda que os partidos que apoiam a presidenciável Dilma Rousseff (PT) devem eleger 14 governadores, pelo menos. Já os partidos de oposição ao Governo Lula têm chance de ganhar em até seis. Nos demais estados o quadro permanece indefinido.
Há estados em que a eleição será decidida provavelmente no primeiro turno, mas as pesquisas não indicam um favorito. É o caso do Paraná, onde o ex-prefeito de Curitiba Beto Richa (PSDB) conseguiu barrar na Justiça a liberação de pesquisas mais recentes.
A última pesquisa estadual conhecida foi divulgada pelo Ibope há dez dias. Indicava 5 pontos percentuais de vantagem para Richa o candidato do PDT, Osmar Dias. A diferença era equivalente a 380.000 votos.
Leia, abaixo, os dados mais recentes oferecidos pelas pesquisas em vários estados e no Distrito Federal:
São Paulo
Pela mais recente pesquisa Vox Populi, o tucano Geraldo Alckmin tem exatamente o mesmo percentual atingido pela soma dos índices de Aloízio Mercadante (PT), Celso Russomano (PP), Paulo Skaf (PSB) e Fábio Feldman (PV). A igualdade dos índices (em 40%) equivale a um empate em 12.120.000 votos. Já nas pesquisas Ibope e Datafolha, Alckmin aparece com índices equivalentes a 14,5 milhões e a 15,4 milhões.
Minas Gerais
A pesquisa mais recente, do instituto Datafolha, apontou o governador Antonio Anastasia (PSDB) com índice equivalente a 6 milhões de voto. Hélio Costa (PMDB) teria 5,3 milhões.
Rio de Janeiro
Os índices de intenção de voto no governador Sérgio Cabral (PMDB) correspondem a uma votação entre 6 milhões e 7 milhões. O segundo colocado, Fernando Gabeira (PV), teria menos de 2 milhões.
Bahia
O governador Jaques Wagner (PT) tem índices de intenção de voto equivalentes ao mínimo de 4,3 milhões e ao máximo de 4,9 milhões. O segundo colocado, Paulo Souto (DEM), soma, no máximo, 1,7 milhão.
Rio Grande do Sul
A vantagem de 23 pontos do petista Tarso Genro sobre o segundo colocado, José Fogaça (PMDB), equivale a mais de 1,8 milhão.
Pernambuco
O governador Eduardo Campos (PSB) tem índices de intenção de voto equivalentes ao mínimo de 4,3 milhões e ao máximo de 4,5 milhões. Jarbas Vasconcelos alcança entre 900.000 e menos de 1,1 milhão.
Distrito Federal
Agnelo Queiroz (PT) alcançava vantagem de 11 pontos percentuais sobre Joaquim Roriz (PSC) quando este, ameaçado pela Lei da Ficha Limpa, renunciou à candidatura, na última sexta-feira (24), escolhendo sua mulher como substituta. A vantagem de Agnelo equivalia a mais de 200.000 votos, num eleitorado de 1,8 milhão.
Santa Catarina
A mais recente pesquisa Ibope indica vantagem de 16 pontos para Raimundo Colombo (DEM) sobre Angela Amin (PP). A diferença equivale a 720.000 votos, no eleitorado de 4,5 milhões.
Goiás
Também o Ibope aponta vantagem de 10 pontos, equivalentes a 400.000 votos, em favor de Marconi Perillo (PSDB) contra Iris Rezende.
Piauí
Wilson Martins (PSB) tem índice equivalente a 858.000. Mas seus adversários João Claudino (PTB) e Sílvio Mendes (PSDB) têm, somados, mais de 1,1 milhão.
Mato Grosso
Silval Barbosa (PMDB) tem 22 pontos de vantagem sobre Mauro Mendes (PSB). A diferença corresponde a 440.000 votos.
Mato Grosso do Sul
André Puccinelli (PMDB) aparece com vantagem equivalente a 170.000 votos sobre Zeca do PT.

DIAP -

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]