ADURN apoia 1º Encontro de Comunicação Comunitária e Alternativa de Natal

Publicado em 10 de novembro de 2010 às 11h54min

Tag(s): Evento



Já engajada na luta em busca de melhorias para os jornalistas dirigida pelo Sindjorn, a ADURN, mais uma vez com o intuito de contribuir com a qualificação de profissionais e estudantes de comunicação, apoia a realização do 1º Encontro de Comunicação Comunitária e Alternativa de Natal.
A partir das 8h de amanhã, 11 de novembro, o auditório do Laboratório de Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Labcom) será palco do evento que contará com cerca de 200 participantes, entre alunos e professores da Universidade e sujeitos envolvidos com ações de comunicação comunitária e alternativa.
Promovido pelo grupo de pesquisa Pragma, do Departamento de Comunicação Social da UFRN, e coordenado pelo professor Juciano Lacerda, o encontro trará o prof. Dr. Bruno Fuser, da Universidade Federal de Juiz de Fora, para ministrar a palestra com o tema "Comunicação comunitária, alternativa e cidadã em tempos de convergência digital".
Durante todo o dia, o evento contará também com apresentações orais de protagonistas de projetos de comunicação comunitária e alternativa e apresentações culturais. Ao final do 1º Encontro de Comunicação Comunitária e Alternativa de Natal, os participantes receberão certificado.
PROGRAMAÇÃO
8h - Credenciamento
8h30 – Abertura com Prof. Dr. Cipriano Maia de Vasconcelos/Pró-reitor de Extensão da UFRN ou representante oficial / Performance do Grupo de Teatro Facetas e Mutretas.
9h-10h15 - Conferência sobre Comunicação Comunitária, Alternativa e Cidadã em tempos de convergência digital, ministrada pelo Prof. Dr. Bruno Fuser, do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFJF, pós-doutor pela UAB-Espanha
10h30-12h30 – Mesa-redonda Os caminhos da Comunicação Comunitária e Alternativa da Região Metropolitana de Natal, com a mediação de Iano Flávio Maia, do Coletivo Intervozes e mestrando do PPgEM-UFRN. Participam: Rádio Santana (Suzana Lúcia); Revista Viração (Alessandro Muniz); Revista Catorze (Ramon Ribeiro); Site do Projeto SOS Ponta Negra (Yuno Silva); Cine Paredão – Bairro Alecrim (Lula Borges); Caminhos, Comunicação e Cultura – Produção Audiovisual (Alexandre Santos); Jornal O Canto do Jaraguar (Rudenilson Cândido); Grupo de Teatro Facetas e Mutretas (Rodrigo Bico).
14h-17h00 – Relatos orais de experiências:
14h-14h50 – Painel 1 – Comunicação Comunitária e Alternativa Impressa e Digital: Jornal Mãe Luiza (Socorro Veloso); Jornal O Clarim (Valdilene Farias); Sociedade Terra Viva (Perceval Carvalho); Site de jornalismo alternativo Foque (Rogério Marques).
14h50-15h30 – Painel 2 – Comunicação Comunitária e Alternativa no Rádio: Comunitária Executiva FM, Nísia Floresta (Jean Carlos de Oliveira); Comunitária Eldorado dos Carajás FM, Macaíba (João Marques); Comunitária Melancia FM (Margarida Ozaneide).
15h30-15h40 – Intervalo
15h40-16h40 – Painel 3 – Outra Comunicação é Possível: Posse de Hip Hop “Lelo Melodia” (Shirlene); Rede de Comunicadores da Arquidiocese de Natal (Cacilda Medeiros); Associação Comunitária Cultural Amigos da C.C.P, Ponto de Cultura Nair Mesquita, Macaíba (Josafá Fernandes); Vozes da Vila (Joanisa Prates); FOTEC – Agência (Foto)Jornalismo Experimental da UFRN (Itamar Nobre).
16h40-17h20 – Painel 4 – Alternativas de Cinema: Cineclube Ponto de Cultura Pium, Parnamirim (Esso Alencar); Cineclube Centro de Cultura de Vila de Ponta Negra (Maíra Leal); Cineclube Natal (Pedro Fiuza).
17h20-17h50 – Apresentação cultural
17h50-18h00 – Palavra de encerramento com panorama local da Democratização da comunicação e perspectivas de organização em rede na Região Metropolitana de Natal.
 

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]