Aula Passeio pelo Seridó encerrou atividades de 2010 com professores aposentados

Publicado em 22 de novembro de 2010 às 13h47min

Tag(s): Aposentados



Na manhã do último sábado, 20 de novembro, a Associação dos Docentes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (ADURN) seguiu com um grupo de professores aposentados rumo ao Seridó. A Aula Passeio marcou o encerramento das atividades de 2010 voltadas para os docentes aposentados e associados à instituição.
O diretor de Política Educacional e Científica da ADURN, José Maxwell, ressalta a importância da realização da atividade que “se insere no conjunto de ações concretas e cotidianas que demonstram a atenção da entidade com os aposentados, como um reconhecimento da contribuição oferecida pelos professores, com competência e dedicação, à construção da Universidade do presente”.
Cerca de 40 pessoas, entre professores e acompanhantes, saíram de Natal por volta das 6h30 da manhã com a primeira parada realizada em Currais Novos, na CERSEL – Unidade de Laticínios Sant´Ana. Divididos em grupos de 10, os docentes tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento do interior da fábrica além de terem degustado os queijos e iogurtes produzidos naquele espaço. Desde 1995 a CERSEL visa, entre outros objetivos, receber, beneficiar e comercializar a produção do leite e seus derivados, de propriedade dos associados, bem como viabilizar a pecuária leiteira da região, garantindo segurança na comercialização do leite.
Às 11h30 o grupo deu uma pausa para o almoço servido no Restaurante Discot, no centro de Currais Novos. Sem muito tempo a perder, logo os professores chegaram ao Museu da Xelita, localizado na Mina Brejuí, a qual é considerada a maior reserva de xelita da Amérca do Sul. No interior do museu os visitantes puderam conhecer a história do fundador da mina, o ex-desembargador do Tribunal de Justiça do Estado, Tomaz Salustino, o qual foi responsável por realizar importantes obras para o desenvolvimento da cidade.
Sob o sol da tarde no Seridó, a próxima parada foi na cidade de Acari, no Museu do Vaqueiro, também conhecido como Museu do Sertanejo. Estruturado no antigo prédio da Cadeia e Intendência da cidade, o museu reúne peças que levam os visitantes a uma viagem pelas duas antigas fontes econômicas do município – a criação de gado e o cultivo do algodão –, assim como retrata cenas da cultura sertaneja nordestina.
Ainda em Acari, no Açude Gargalheiras, uma das sete maravilhas do Rio Grande do Norte, os professores puderam se encantar com a paisagem já embalada pelo vento e sol ameno. Por fim, o grupo seguiu para Santa Cruz, na região Trairí do estado, onde foi dada a última parada para uma visita ao Alto de Santa Rita; complexo turístico-religioso que possui a maior estátua da América Latina.
“Espetacular” foi a definição dada ao passeio pelo professor aposentado Ioris Ramalho Cortez. “É bom para nós, professores aposentados, que a ADURN faça esses passeios e encontros quem vem sendo feitos, pois é assim que podemos afirmar a união da nossa categoria, completou Ioris Ramalho.
A professora aposentada do Departamento de Psicologia, Denise Dantas, tratou da Aula Passeio como experiência interessante: “realmente acho que essa iniciativa, em termos de nossa região, é uma iniciativa bem válida; porque apesar de devermos conhecer, nem sempre conhecemos lugares tão interessantes e tão próximos de nós. Algumas coisas chamam atenção, como o Museu de Acari que me surpreendeu com sua organização; Gargalheiras por se tratar de um lugar belíssimo, e o Alto de Santa Rita que para mim foi novidade. Por fim, tratando-se de uma experiência de grupo, acho que é de fato uma iniciativa importante”, finalizou Denise Dantas.
A entidade, como interlocutora da categoria docente junto a Administração da Universidade, a União e demais atores da sociedade, tem dado especial atenção às demandas dos aposentados e, a cada dia, busca fortalecer a relação com seus associados e com a comunidade acadêmica.
De acordo com o presidente da ADURN, João Bosco Araújo, “essa aula passeio é parte de um conjunto de iniciativas da diretoria da ADURN visando à integração dos colegas aposentados na vida da Associação. Não achamos que os associados, especialmente os aposentados, devem se limitar a participar de eleições e assembléias, também, mas o nosso sindicato se propõe a promover diversas formas de integração que propiciem múltiplos benefícios aos associados".


 

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]