Olimpíada da Língua Portuguesa premia aluno de escola pública do RN

Publicado em 30 de novembro de 2010 às 10h16min

Tag(s): Educação



Vinte estudantes de escolas públicas de 12 estados foram premiados nesta segunda-feira (29) na etapa final da Olimpíada da Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. O concurso teve a participação de 239 mil professores e 7 milhões de alunos do 5° ano do ensino fundamental ao 3° ano do ensino médio. Os 152 finalistas participaram da solenidade de entrega do prêmio, em Brasília.
O projeto é uma iniciativa da Fundação Itaú Social e do Ministério da Educação. O objetivo é estimular o estudo da língua portuguesa e melhorar as habilidade de leitura e escrita dos estudantes brasileiros. Os educadores inscritos participaram de cursos presenciais e receberam material específico para desenvolver as atividades da olimpíada com seus alunos.
Durante a cerimônia, o ministro da Educação, Fernando Haddad, disse que enviará uma minuta de decreto para a Casa Civil a fim de “institucionalizar” a olimpíada.“Políticas desse tipo não podem ser de governo, mas do Estado”, defendeu.
Os estudantes e seus professores receberam as medalhas das mãos do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Eles concorreram em quatro categorias, de acordo com a série: poema (5° e 6° ano do ensino fundamental), memórias literárias (7° e 8° ano do ensino fundamental), crônica (9° ano do fundamental e 1° ano do ensino médio) e artigo de opinião (2° e 3° ano do ensino médio).
Foram escolhidos cinco vencedores em cada modalidade de texto. Um deles foi Alexsandro Matheus Queiroz Sobrinho, de Pau dos Ferros (RN). O poema que Alexsandro Matheus escreveu passou pelas quatro seletivas – escolar, municipal, estadual e regional.
Com Agências
 

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]