ADURN defende correções na proposta de Carreira em Brasília

Publicado em 18 de janeiro de 2011 às 09h36min

Tag(s): Carreira Docente



Na próxima quarta-feira (19), o presidente da ADURN, João Bosco Araújo, o diretor de Política Sindical, Wellington Duarte, e o secretário geral da entidade, Francisco Luiz Mascena, participam de encontro das Associações de Docentes filiadas ao Fórum de Professores das Instituições Federais de Ensino. A reunião acontece na sede do PROIFES, em Brasília, e visa avaliar a proposta de Carreira Docente e discutir a Campanha Salarial de 2011.
“A participação da ADURN neste encontro pretende contribuir com a discussão de correções de aspectos da proposta de carreira dos professores universitários das instituições de ensino superior público federal que dignifiquem a função docente”, ressalta o presidente da entidade, João Bosco Araújo.
Durante o encontro, serão debatidas questões relativas à progressão na carreira e ao modelo de avaliação que suscitam preocupação, enumerando constrangimentos como a exclusão do EBTT da negociação de carreira e a falta de um posicionamento do governo com relação aos aposentandos, reunindo professores das mais diversas regiões do país.
O PROIFES tem buscado, junto ao governo, debater a Carreira do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, a garantia de equiparação remuneratória com a Carreira de Ciência e Tecnologia, e a revisão do enquadramento equivocado dos atuais associados, para que sua trajetória acadêmica não seja desconsiderada quando da criação de uma nova classe. Há o consenso de que as condições exigidas para a progressão na carreira docente são incompatíveis com a realidade atual das atividades dos docentes, além de haver na proposta uma secundarização das atividades de pesquisa e extensão dos professores.
Para o presidente da ADURN, o encontro consolida o PROIFES – Fórum como uma entidade presente no processo de luta dos professores das IFES. Depois de seis anos da sua criação, o PROIFES-Fórum passou a exercer um papel significativo na categoria docente e ampliou sua influência no processo de representação dos professores, quer do ensino superior, quer da carreira do ensino básico, técnico e tecnológico.
 

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