ADURN participa de cerimônia inaugural do anexo BCZM

Publicado em 03 de maio de 2011 às 20h54min

Tag(s): BCZM



O reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, José Ivonildo do Rêgo, inaugurou na tarde desta segunda-feira (02) o anexo da Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM). Representada pelo presidente João Bosco Araújo da Costa, a Associação dos Docentes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (ADURN) participou da cerimônia realizada no auditório da Biblioteca, a qual também comemorou os seus 52 anos de funcionamento.
Após a abertura solene, o grupo ‘UFRN Cellos’ apresentou, sob a coordenação de Fábio Presgrave, obras dos compositores Johann Sebastian Bach e Ástor Pantaleón Piazzolla. Diante do auditório lotado, a mesa foi composta pelo reitor José Ivonildo do Rego; a diretora da BCZM, Ana Cristina Cavalcanti Tinôco; a vice-diretora da Biblioteca, Jacqueline de Araújo Cunha; o presidente da ADURN, João Bosco Araújo; o diretor do Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET), Jaziel Martins Sá; a coordenadora do Sindicado Estadual dos Trabalhadores em Educação do Ensino Superior (Sintest/RN), Vânia Machado; a presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (FAPERN), Maria Bernardete Cordeiro de Souza (representado o Governo do Estado); e o representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Pedro Feitosa.
A diretora da BCZM, Ana Cristina Cavalcanti, pediu licença poética para falar sucintamente sobre a história das bibliotecas no mundo, bem como sobre a evolução da BCZM durante esses 52 anos de existência. O reitor da Universidade, José Ivonildo do Rego, por sua vez, agradeceu a todos que fazem a Biblioteca e declarou: “não há nada melhor para terminar um mandato do que inaugurar uma biblioteca, pois a considero o coração da Universidade”. José Ivonildo enfatizou ainda, através de números, o avanço da UFRN nos últimos anos, e encerrou seu pronunciamento afirmando que “o grande sucesso da Universidade foi ter conseguido aliar o crescimento qualitativo ao crescimento quantitativo”.
Em nome da BCZM, Ana Cristina homenageou o reitor da UFRN com a entrega de orquídeas brancas que, de acordo com a mesma, “simbolizavam a paz e a transparência das gestões de José Invonildo do Rego”. Orquídeas de cor rosa foram entregues para a  vice-reitora eleita da Universidade, Fátima Ximenes; ainda segunda a diretora da BCZM, estas representavam a “delicadeza e competência das mulheres que logo estarão à frente da UFRN”.
As novas instalações possuem 3.649 m² de área, e a BCZM conta atualmente com 273.931 livros, 3.274 periódicos e 3.783 títulos eletrônicos, dentre outros materiais. Com a ampliação, a estrutura física da Biblioteca passou a contar também com 89 novas cabines de estudo, laboratório de informática, videoteca, sala de programação visual, laboratório de acessibilidade e uma nova plataforma elevatória, um miniauditório com 50 lugares e um depósito.
Após os pronunciamentos os convidados foram levados para uma visita ao novo prédio da BCZM e logo acompanharam o descerramento da placa.
 

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]