A votação estará disponível na segunda-feira, 22/11, às 08h.
Olá professor (a), seja bem-vindo (a) ao ADURN-Sindicato! Sua chegada é muito importante para o fortalecimento do Sindicato.
Para se filiar é necessário realizar 2 passos:
Você deve imprimir e preencher Ficha de Sindicalização e Autorização de Débito (abaixo), assinar, digitalizar e nos devolver neste e-mail: [email protected].
Ficha de sindicalização Autorização de DébitoAutorizar o desconto no seu contracheque na sua área no SIGEPE e que é de 1% do seu VB (Vencimento Básico).
Tutorial do SIGEPEFicamos a disposição para qualquer esclarecimento.
ADURN-Sindicato
Publicado em 05 de maio de 2011 às 10h09min
Tag(s): MEC
Cerca de 40 instituições certificadoras, sendo institutos federais de educação, ciência e tecnologia e secretarias estaduais de educação, estão presentes no II Encontro sobre Exames Certificadores: Enem e Encceja 2011, que ocorre nesta quarta-feira, 4, e segue até a quinta, 5, no auditório do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). O encontro tem como objetivo capacitar essas instituições para o ato da certificação no ensino fundamental e médio a partir dos exames realizados pelo Inep, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O Encontro tem também o objetivo de definir os papéis dos parceiros no processo.
Estiveram presentes ao evento a presidente do Inep, Malvina Tuttman, a diretora de Avaliação da Educação Básica do Instituto, Maria Tereza Serrano Barbosa, e a equipe técnica responsável pelos exames certificadores. A presidente ressaltou o comprometimento e a seriedade do órgão nos exames de certificação.
“Não só pelo cargo que ocupo, mas também como cidadã, ressalto a importância do estudo na vida dessas pessoas que não tiveram a oportunidade de concluí-lo na idade regular. Essa integração entre o Inep e as instituições certificadoras é um ato de cidadania”, afirmou Malvina.
Durante o encontro, serão firmados acordos de cooperação técnica com as secretarias estaduais e os institutos federais que quiserem aderir à certificação por meio do Enem e do Encceja. O Enem serve como certificador para o ensino médio e o Encceja, para o ensino fundamental.
O Inep é responsável por fornecer às instituições certificadoras a base de dados com as notas dos candidatos. Cabe às secretarias e institutos a emissão dos certificados, bem como a definição dos procedimentos que julgar convenientes para a certificação.
Em 2010, cerca de meio milhão de candidatos solicitaram a opção de certificação pelo Enem. No ano passado, 22 estados, incluindo o Distrito Federal, aderiram à certificação. Em 2011, mais três estados demonstraram interesse em participar desse processo.
Exames certificadores – Desde 2009, o Enem certifica os candidatos do ensino médio com idade mínima de 18 anos que não concluíram os estudos na época apropriada. Para obter a certificação, o participante deve fazer, além da redação, quatro provas objetivas, nas seguintes áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias.
O Encceja certifica os candidatos que não concluíram o ensino fundamental na idade regular. Para pleitear a certificação, o participante deve ter, no mínimo, 15 anos de idade. São aplicadas provas das quatro áreas do conhecimento e é exigida uma redação.