Governo prevê 75 mil estudantes fora do Brasil em quatro anos

Publicado em 05 de maio de 2011 às 14h48min

Tag(s): SBPC



A estimativa é do ministro da Ciência e Tecnologia (MCT), Aloizio Mercadante, que participou ontem (4) de audiência pública na Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) do Senado Federal. Além de representantes do MCT, participaram integrantes da área de C&T e senadores que compõem a comissão.
Para o ministro, o número pretendido parece grande, mas outros países, por exemplo a China, já tem 80 mil doutorandos apenas nos Estados Unidos. "O Brasil tem que ter noção do tamanho do nosso potencial e de nossos desafios, principalmente na área das engenharias", disse Mercadante.
Nos últimos dias, a presidente Dilma Rousseff defendeu o tema e o assunto chegou a ser tratado na visita do presidente Barack Obama, ao Brasil, em março. Um dos acordos diplomáticos firmados foi o de cooperação prevendo o intercâmbio de alunos e professores entre os dois países.
Na audiência, Mercadante também destacou a descentralização das universidades federais, que ainda apresentam concentração na região Sudeste apesar de uma significativa descentralização nos últimos oito anos. Segundo ele, é necessário investir em bolsas de estudo e programas de infraestrutura da pesquisa.
"Nosso desafio é manter os centros de excelência e dar qualidade ao sistema de pós-graduação de outras regiões. A política orçamentária do País precisa ter uma visão estratégica para darmos um salto e expandir o setor de ciência, tecnologia e inovação", disse o ministro.
Outro desafio destacado na audiência é o avanço da Banda Larga, principalmente na região Norte. Mercadante defendeu a melhoria dos acordos firmados entre governo e empresas de telecomunicações para oferta de banda larga nas escolas públicas. Para o ministro, é necessária uma discussão maior a cerca do assunto no Senado.
O presidente da CCT, senador Eduardo Braga (PMDB/AM) se mostrou diligente para novos debates sobre temas de avanço da Ciência e Tecnologia. Ele propôs a formação de uma equipe formada por representantes do MCT e consultores da comissão para elaboração de propostas de alteração das legislações de C&T. "Se assim procedermos antes do término do primeiro semestre teremos matérias de defesa do setor", disse Braga.

SBPC -

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]