Servidores públicos da saúde em vigília no Paraná

Publicado em 20 de junho de 2011 às 15h58min

Tag(s): Brasil de Fato



Trabalhadoras e trabalhadores do Sindisaúde-PR montaram vigília em frente à Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) durante os dias 13 a 17 de junho. O objetivo: pressionar o governo estadual para que a categoria tenha direito ao Plano de Cargos e Carreira. O principal ponto do plano refere-se à jornada de trabalho de 30 horas, de acordo com lei federal.
Elaine Rodella, da direção do Sindisaude, defende que a diminuição da jornada é essencial para a categoria, exposta nos hospitais a condições de insalubridade e risco de contágio biológico e químico. Dentro do contexto nacional de lutas por salários e melhores condições de trabalho, Elaine considera a nova jornada importante para combater a precarização da categoria.
A dirigente elenca ainda a luta por relações democráticas de trabalho, com participação dos trabalhadores na definição de metas, ações e políticas. Outras reivindicações do acampamento em frente à Sesa são políticas para saúde do trabalhador, discussão sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), plano de carreira de acordo com a especialização dos profissionais.
Os trabalhadores da saúde privada fizeram greve em Curitiba há poucas semanas. Em São Paulo, os servidores estaduais da saúde estão paralisados.

Brasil de Fato

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]