Votação na ONU sobre Estado palestino ainda é incerta

Publicado em 23 de junho de 2011 às 13h55min

Tag(s): ONU



 

A alta representante de Política Externa e Segurança Comum da União Europeia, Catherine Ashton, disse não ser certo ainda que ocorra a votação em setembro na ONU de admissão de um "Estado palestino" como membro, mas que, se houver, sua aprovação dependerá do texto da resolução.
"O voto da comunidade internacional em geral, e da UE em particular, dependerá do que constar na resolução", disse Ashton em entrevista publicada nesta quinta-feira (23) no jornal Ha'aretz, dias depois de sua última viagem pela região.
"É muito possível que possa ocorrer uma votação na ONU, sem dificuldades para que a UE vote a favor", acrescenta sem garantir que em setembro a organização internacional receberá um pedido do povo palestino para ser aceito como "Estado" membro, o que representaria de fato um reconhecimento do Estado fora de negociações.
A OLP (Organização para a Libertação da Palestina) deve submeter um pedido à ONU no próximo período de sessões para ser admitida como membro de pleno direito, proposta que segundo o negociador Saeb Erekat está quase ultimada.
Israel advertiu aos palestinos que um passo nessa direção pode levar ao cancelamento dos acordos de Oslo, enquanto que os Estados Unidos não apoiam a iniciativa e a UE prefere tratar de reativar as negociações de paz.
Em meio a esse cenário, Ashton visitou a região no fim de semana e se reuniu com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e com o presidente palestino, Mahmoud Abbas, mas retornou a Bruxelas sem conseguir realizar uma cúpula pela paz no final deste mês ou no início do próximo, segundo uma proposta francesa.
Fonte: Opera Mundi
ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]