Professores de Fortaleza voltam às aulas nesta segunda-feira; estado de greve continua

Publicado em 27 de junho de 2011 às 09h27min

Tag(s): Greve dos professores



Os professores da rede pública municipal de Fortaleza (CE) decidiram na manhã desta sexta-feira (24) suspender a paralisação das aulas durante assembleia extraordinária. O estado de greve, que começou no dia 26 de abril, mantém-se.
O Sindiute (Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação do Ceará) afirmou que vai entrar com mandado de segurança para não precisar repor aulas nas férias de julho e aos sábados. Essas datas estão inclusas em calendário divulgado pela Secretaria Municipal de Educação.
No próximo dia 1º haverá nova assembleia para discutir o estado de greve.
Tribunal disse que greve é ilegal
Na última quarta-feira (15), o TJ-CE (Tribunal de Justiça do Ceará) havia declarado ilegal a greve dos professores de Fortaleza. A decisão impôs a retomada das atividades em no máximo 48 horas. Caso contrário, o Sindiute teria de pagar multa diário de R$ 10 mil.
O município alegou que o movimento não emitiu aviso prévio da paralisação e mais de 220 mil alunos estão sem aulas. O desembargador Teodoro Silva Santos, responsável pela decisão, argumentou que, para muitos estudantes, estar longe da escola significa não poder se alimentar apropriadamente.
Na segunda-feira (10), a prefeita Luizianne Lins (PT-CE) havia ameaçado suspender o adiantamento de 40% do 13º salário dos professores da rede municipal para os profissionais que mantivessem a greve.

UOL Educação

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]