Desafios da Educação e do Movimento Docente serão debatidos em Encontro do PROIFES

Publicado em 13 de julho de 2011 às 10h23min

Tag(s): VII Encontro Nacional do PROIFES



Discutir os desafios e perspectivas da educação brasileira e do trabalho docente. É com este objetivo que o Fórum de Professores das Instituições Federais de Ensino Superior (PROIFES-Fórum) realiza o seu VII Encontro Nacional, de 15 a 18 de julho, em São Paulo/SP.
A ADURN, filiada ao PROIFES-Fórum desde janeiro de 2010, e agora com a responsabilidade de forjar um sindicato que tenha a competência política de trazer à categoria discussões, debates e proposições que elevem a representatividade dos professores, participará mais uma vez do Encontro. “O objetivo é discutir a proposta de carreira dos professores universitários das instituições de ensino superior público federal e a construção de uma federação que possa representar os diversos sindicatos de professores que estão sendo criados em todo o país, e que defenda de forma unificada projetos e demandas dos docentes das universidades federais”, ressalta o presidente da entidade, João Bosco Araújo.

João Bosco Araújo, presidente da ADURN

Durante quatro dias de trabalho, professores de todas as regiões do país debaterão o Plano Nacional de Educação, Carreira Docente e Campanha Salarial, Federação, Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, Previdência Complementar e a consolidação do novo movimento sindical. O plenário, que contará com o maior número de delegados e participantes já presentes em Encontros do Proifes, apreciará, ainda, a proposta de Estatuto da futura Federação.
“É um momento importante para consolidação do processo de transformação e reorganização do Novo Movimento Docente a caminho da Federação Nacional de Professores das IFES”, afirma o diretor de política Sindical da ADURN, Wellington Duarte.
De acordo com o presidente do Proifes, Gil Vicente, o projeto de Federação alia o desejo de autonomia local com a necessidade de representação nacional.

Gil Vicente, presidente do PROIFES

Nos Encontros, têm-se a oportunidade de discutir questões específicas vinculadas à esfera acadêmica, que apontam os caminhos para a luta sindical, ressalta Gil Vicente. “Conseguimos ter uma perspectiva de todo o cenário educacional do país e discutimos como podemos melhorar a qualidade do ensino. Isto é traduzido nas nossas lutas junto ao Governo e ao Congresso Nacional”, diz.
Para João Bosco Araújo, o encontro consolida, também, o PROIFES-Fórum como uma entidade presente no processo de luta dos professores das IFES. Depois de sete anos da sua criação, o PROIFES-Fórum passou a exercer um papel significativo na categoria docente e ampliou sua influência na representação dos professores, quer de ensino superior, quer da carreira do ensino básico, técnico e tecnológico, tornando-se referência nacional na defesa dos educadores e da educação, mudando o movimento docente e criando paradigmas para o aperfeiçoamento de todo o sindicalismo brasileiro.
Atualmente, a entidade é a única representativa dos docentes de Ifes a estar presente em todas as mesas de negociações com o Governo Federal e, por ter destaque nas discussões da Conferência Nacional de Educação (CONAE), tornou-se a única representante da categoria a participar do Fórum Nacional de Educação. O Proifes atua ainda nas negociações com o Governo sobre a legislação que regulamentará a Convenção 151 da OIT e está presente na Mesa de Negociação de Carreira, que está em curso no momento.
Criado em 2004, o Proifes é visto como alternativa de luta e de conquistas pela categoria docente das Instituições Federais do Ensino Superior (IFES) e mesmo sendo jovem, já compõe a esfera diretiva da Internacional da Educação (IE) na América Latina.
Processo de escolha dos delegados
Aberto no dia 8 de junho, o processo de eleição dos delegados para o VII Encontro Nacional do Fórum de Professores das Instituições Federais de Ensino Superior (PROIFES-Fórum) foi encerrado nove dias depois (17), confirmando os nomes dos docentes que participarão do evento.
Durante o processo, os docentes sindicalizados puderam votar no nome dos professores que enviaram proposta apresentando discussões acerca das demandas dos docentes nas IFES. As propostas foram publicadas na página da ADURN e do PROIFES que, desde o dia 22 de maio, passou a divulgar as etapas do processo.
O presidente da ADURN, João Bosco Araújo, destaca o caráter democrático na escolha dos delegados que farão parte do encontro. “O procedimento de seleção revela o compromisso com a nossa categoria, na medida em que o candidato a delegado apresentou, individualmente, proposta para referendar sua participação junto à categoria”, ressalta.
Para ele, a forma de escolha de delegados representa um avanço quanto aos princípios que nortearão, daqui por diante, a construção democrática e plural da federação, exigindo do candidato a delegado que desenvolva sua proposta de acordo com as discussões que envolvem as nossas demandas.
No Rio Grande do Norte, todos os seis professores inscritos – Alex Galeno, Gilka Pimentel, José Maxwell, Kênia Maia, Sandra Nunes e Wellington Duarte, participarão do encontro.
No total foram 313 votos, sendo dois nulos e 311 válidos distribuídos da seguinte forma: Maxwell Albuquerque - 65 votos; Wellington Duarte - 61 votos; Alex Galeno - 60 votos; Kênia Maia- 48 votos; Gilka - 47 votos; e Sandra Monteiro - 28 votos. Além destes delegados eleitos a partir da coleta de assinaturas, o presidente da ADURN participa do Encontro, totalizando sete delegados participantes.
Histórico dos Encontros Proifes
As edições anteriores estiveram voltadas para temas da universidade e movimento docente. No I Encontro o debate abordou a ‘Reforma da Educação Superior’ com discussões sobre estrutura salarial e carreira docente. Os II e III Encontros tiveram como temas centrais as perspectivas para a educação superior no Brasil, previdência complementar e a estrutura organizativa do movimento docente.
Em 2008, no IV Encontro o principal tema foi o futuro do Sistema Federal de Educação Superior no Brasil e o Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, o que levou o Proifes-Forum a realizar o seu V Encontro juntamente com o I Encontro Nacional do Proifes-Sindicato. Naquele momento, ao decidir pela filiação do PROIFES-Sindicato ao Proifes-Fórum, já se indicava a transformação desta última entidade em Federação, o que foi aprovado no VI Encontro e referendado em Consulta Eletrônica posterior, por amplíssima maioria.
Para o vice-presidente do Proifes, Eduardo Rolim, o VII Encontro da entidade fechará com chave de ouro a breve e vitoriosa história do Proifes Fórum. “Em sete anos, mudamos em profundidade o movimento docente brasileiro, porque soubemos compreender que não só o Brasil e sua sociedade tinham mudado, mas também a universidade e seus docentes. O Proifes Federação consolidará essa tradição que o Proifes Fórum começou num novo estágio político e jurídico de nossa atuação. Vamos a ela!”, concluiu.
Conheça os candidatos a delegado e suas propostas para o VII Encontro do Proifes
Confira a programação do VII Encontro Nacional do Proifes
15 de julho de 2011, sexta feira
09h – Abertura
11h30 às 13h00 – Tema 1: Prestação de Contas e Previsão Orçamentária
13h às 14h30 – Almoço
14h30 às 18h30 – Tema 2: Plano Nacional de Educação
16 de julho de 2011, sábado
09h às 13h – Tema 3: Carreira Docente e Campanha Salarial
13h às 14h30 – Almoço
14h30/18h30 Tema 4: Transformação do PROIFES, Fórum, em Federação – novo Estatuto
17 de julho de 2011, domingo
09h às 13h – Tema 5: Ensino Básico, Técnico e Tecnológico
13h às 14h30 – Almoço
14h30 às 18h30 – Tema 6: Previdência Complementar
18 de julho de 2011, segunda-feira
09h às 13h – Tema 7: Consolidação do novo movimento sindical
13h – Encerramento
Assessoria de Comunicação da ADURN, com informações do PROIFES
 

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]