Diretoria e Conselho da SBPC tomam posse

Publicado em 15 de julho de 2011 às 15h04min

Tag(s): SBPC



Ao se despedir dos membros que deixam a diretoria e empossar os novos, a presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Nader, reafirmou seu compromisso com um trabalho em conjunto para o crescimento e aprimoramento da sociedade. "A SBPC é de todos. Felizmente nós passamos e a SBPC fica, e é assim há 63 anos", declarou.
Helena foi eleita presidente para o mandato de 2011-2013 nas eleições ocorridas em maio, apesar de já exercer a função desde março deste ano, depois do afastamento do então presidente Marco Antônio Raupp. "A SBPC sempre esteve presente na minha vida, de uma forma ou de outra," disse a presidente ao relembrar sua participação em reuniões do início da sociedade. Helena é a terceira mulher eleita para presidente da SBPC.
Ennio Candotti e Dora Fix Ventura foram empossados para os dois cargos de vice-presidentes, e Rute Gonçalves de Andrade assumiu a secretaria-geral. Durante a Assembleia, também foram empossados os 11 novos integrantes do Conselho da SBPC. Composto por 22 membros, as eleições deste ano renovaram a metade de sua composição.
Moções - Os sócios da SBPC presentes na Assembleia aprovaram o encaminhamento de sete moções. A primeira alerta sobre a situação dramática dos quadros de pessoal dos Institutos de Pesquisa do Ministério da Ciência e Tecnologia. O texto afirma ser necessário recompor os quadros para evitar estagnação e retrocesso das atividades nessas instituições. Foi aprovada também uma moção de apoio à formulação de políticas públicas de combate à homofobia nas escolas e universidades brasileiras e uma moção em defesa de mais recursos para educação pública, ciência e pesquisa para o futuro da Juventude.
Duas moções sobre o Código Florestal serão encaminhadas ao presidente do Senado Federal e aos senadores. Uma defende maior participação dos cientistas e da SBPC nos debates sobre o novo Código Florestal, em curso no Congresso, e a outra reivindica a inclusão da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) na relatoria sobre o novo código.
Os sócios aprovaram ainda uma moção de repúdio ao projeto que autoriza a contratação de professores temporários sem pós-graduação nas universidades brasileiras. O PL 222/2010 está em tramitação no Senado. A Assembleia apoiou também a presença de um representante dos pós-graduandos no Conselho Deliberativo do CNPq.
Relatórios - Durante a reunião foram aprovados pelos sócios o relatório sobre o balanço financeiro e patrimonial da SBPC, de julho 2010 a junho de 2011, a ata da última assembleia e o relatório de atividades da SBPC no mesmo período. Destacam-se entre as atividades da diretoria no último ano o GT sobre o Código Florestal, cujos resultados foram publicados em formato de livro, de autoria da SBPC e ABC, além da realização de seis reuniões regionais e a cooperação com a American Association for Advancement of Science (AAAS), que pela primeira vez participou de uma Reunião Anual da SBPC.
Os relatórios e balanços serão publicados no site da SBPC, no link: http://www.sbpcnet.org.br/site/asbpc/index.php?secao=377.

SBPC

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]