Cientistas alemães descobrem fóssil de inseto de cerca de 145 milhões de anos

Publicado em 20 de julho de 2011 às 09h04min

Tag(s): SBPC

Cientistas alemães do Museu de História Natural de Stuttgart descobriram uma nova ordem - categoria situada entre a classe e o grupo, e subdividida em famílias - de insetos do Cretáceo Inferior da América do Sul - período entre 145,5 milhões e 99,6 milhões anos atrás. Os fósseis foram chamados de Coxoplectoptera pelos autores, numa edição especial da revista científica "Insect Systematics & Evolution". O estudo está ajudando a saber mais sobre a evolução dos insetos.
A pesquisa, liderada por Arnold H. Staniczek e Günter Bechly, concluiu que os fósseis encontrados são parentes extintos da atual espécie de inseto alado chamado Efêmeras, que se caracterizam por corpo delgado, asas posteriores muito curtas e abdômen prolongado; vivem no máximo três dias e são um dos pratos preferidos de animais que habitam água doce parada ou rios de curso lento.
A Coxoplectoptera, porém, difere bastante das atuais Efêmeras e de todos os outros insetos conhecidos, em anatomia e modo de vida. Isto foi observado nos estudos graças à descoberta de espécimes adultos alados e larvas em excelente estado de conservação. Assim os pesquisadores conseguiram esclarecer a posição filogenética - história evolucionária - destes animais e apresentaram uma nova hipótese sobre as relações entre insetos alados.
Larva de Coxoplectoptera parece camarão de água doce - Equipado com veias em asas características das Efêmeras, peito e asa semelhante ao da libélula, e as patas de um louva-deus, estes insetos parecem uma colcha de retalhos de vários animais. As larvas, no entanto, lembram camarões de água doce. E o seu estilo de vida é um grande enigma: as pistas sugerem que viviam num habitat fluvial. E a sua anatomia única indica que estes insetos eram predadores que atacavam em emboscadas e viviam parcialmente no leito escavado de rios.
O trabalho dos pesquisadores alemães também fornece mais dados para o antigo e polêmico debate sobre a origem evolutiva das asas de insetos. Cientistas presumem que as asas se desenvolveram na caixa torácica, enquanto genes das patas foram recrutados para o seu funcionamento.

SBPC