ADURN-Sindicato participa de cerimônia de posse dos novos professores

Publicado em 27 de julho de 2011 às 15h45min

Tag(s): Solenidade de posse



Na manhã desta quarta-feira (27), o ADURN-Sindicato esteve presente na solenidade de posse dos novos professores da UFRN. Foram empossados 37 docentes nos mais diversos departamentos da Universidade. A cerimônia aconteceu no auditório Prof. Otto de Brito Guerra, na Reitoria do Campus Universitário, e teve início às 10:30h.
Composta por dez autoridades, a mesa contou com a presença da reitora Ângela Paiva Cruz, da Vice-Reitora Maria de Fátima Ximenes, do presidente do ADURN-Sindicato, João Bosco Araújo, do Senador da República, Paulo Davim, do presidente adjunto da Fundação de Apoio a Pesquisa do Rio Grande do Norte (FAPERN), George Dantas de Azevedo, da Pró-Reitora de Recursos Humanos, Miriam Dantas dos Santos, da Pró-Reitora Adjunta de Recursos Humanos, Ângela Lobo Costa, do Pró-reitor de Graduação Alexandre Augusto de Lara Menezes, do diretor do Departamento de Assistência ao Servidor (DAE), Francisco Arnoldo Nunes de Miranda e do Diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Ênio Ferreira de Miranda.
O presidente do ADURN-Sindicato, João Bosco Araújo, ressaltou que “a ADURN, como entidade de defesa dos interesses profissionais e trabalhistas dos docentes da UFRN, saúda os novos professores, que agora passam a integrar o corpo docente de uma Universidade consolidada e reconhecida como um patrimônio da sociedade Potiguar, parabeniza-os e convida a se filiarem ao sindicato”.
Em seu discurso de boas vindas a Reitora da UFRN, Ângela Paiva Cruz, falou sobre a importância da instituição que os novos docentes estão passando a integrar, ressaltando o crescimento que a Universidade tem obtido nos últimos anos. Ela destacou que a UFRN figura entre as melhores Universidades do País, sendo a segunda melhor das regiões Norte-Nordeste.
Ângela Paiva ainda destacou que o papel da Universidade é oferecer cada vez mais vagas, especialmente para os alunos oriundos do ensino Público. Segundo a Reitora, a meta é que até 2014 pelo menos 51% dos discentes da UFRN tenham estudado em escola Pública.
Com a posse dos novos Professores o quadro de docentes da UFRN passa a ser de 2.100 profissionais.
Treinamento
Durante toda a tarde desta quarta-feira (27), os novos professores da UFRN participaram de um treinamento no prédio do curso de Ciências e Tecnologia (C&T) da Universidade, com palestras sobre diversos segmentos da instituição. Caixa Econômica Federal, APURN e Cred Super foram algumas das entidades representadas no treinamento.
O presidente do ADURN-Sindicato, João Bosco Araújo, fez uma exposição sobre a história da ADURN, desde sua criação até hoje - explicando a transformação da Associação em sindicato. Destacou, ainda, a importância e a disposição da entidade para o diálogo com o governo nas negociações sobre Carreira e Campanha Salarial.
Para Bosco, a greve é um instrumento legítimo mas deve ser o último recurso. "Acredito que a greve deve ser o último instrumento. Só deve ocorrer quando todas as formas de negociação se esgotam. A gente tem estudos que comprovam que grande parte das últimas greves não resultaram em retorno financeiro para a categoria", afirmou o presidente. "Há alguns anos que alunos entram na Universidade e se formam sem ter passado por nenhuma greve. Isso é um avanço", concluiu.
 

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]