A votação estará disponível na segunda-feira, 22/11, às 08h.
Olá professor (a), seja bem-vindo (a) ao ADURN-Sindicato! Sua chegada é muito importante para o fortalecimento do Sindicato.
Para se filiar é necessário realizar 2 passos:
Você deve imprimir e preencher Ficha de Sindicalização e Autorização de Débito (abaixo), assinar, digitalizar e nos devolver neste e-mail: [email protected].
Ficha de sindicalização Autorização de DébitoAutorizar o desconto no seu contracheque na sua área no SIGEPE e que é de 1% do seu VB (Vencimento Básico).
Tutorial do SIGEPEFicamos a disposição para qualquer esclarecimento.
ADURN-Sindicato
Publicado em 28 de julho de 2011 às 10h29min
Tag(s): MEC
A Secretaria de Educação do Distrito Federal assinou acordo com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com o objetivo de implementar o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), que visa formar professores que exercem a profissão sem licenciatura. O Distrito Federal conta com 800 docentes sem formação superior, de um total de 28 mil contratados.
Com a adesão do DF, apenas o estado do Acre permanece fora do programa. Agora, os professores da rede pública de educação básica do DF, assim como os dos demais estados (menos o Acre), interessados em participar, podem fazer a pré-inscrição entre 3 de agosto e 10 de setembro. O Parfor é gerido pela Capes, em parceria com as secretarias de educação dos estados e dos municípios e instituições públicas de ensino superior.
O Parfor tem como meta formar, desde 2009 até o fim deste ano, 330 mil professores sem licenciatura. A diretora de educação básica presencial da Capes, Carmen Moreira de Castro Neves, informou que existem hoje 1.100 turmas em formação, estando previstas 150 turmas para o segundo semestre, além de nova ampliação em 2012. Do total de vagas, 52% estão em cursos presenciais e 48% em cursos a distância.
O plano oferece cursos de graduação para educadores em exercício no magistério público nas seguintes situações: professor que ainda não tem curso superior (primeira licenciatura); professor com graduação, mas que leciona em área diferente daquela em que se formou (segunda licenciatura); bacharel sem licenciatura, que precisa de estudos complementares que o habilitem ao exercício do magistério.
A secretária de educação do DF, Regina Vinhaes Gracindo, que assinou o acordo com o presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães, observou que ainda este ano haverá eleições para 650 diretores e 650 vice-diretores de escolas. “Precisamos oferecer pós-graduação latu sensu para esses 1.300 professores”, disse. Guimarães afirmou que a Capes oferecerá apoio se alguma universidade criar um mestrado em gestão educacional. A pré-inscrição deverá ser feita pela Plataforma Freire.