A votação estará disponível na segunda-feira, 22/11, às 08h.
Olá professor (a), seja bem-vindo (a) ao ADURN-Sindicato! Sua chegada é muito importante para o fortalecimento do Sindicato.
Para se filiar é necessário realizar 2 passos:
Você deve imprimir e preencher Ficha de Sindicalização e Autorização de Débito (abaixo), assinar, digitalizar e nos devolver neste e-mail: [email protected].
Ficha de sindicalização Autorização de DébitoAutorizar o desconto no seu contracheque na sua área no SIGEPE e que é de 1% do seu VB (Vencimento Básico).
Tutorial do SIGEPEFicamos a disposição para qualquer esclarecimento.
ADURN-Sindicato
Publicado em 10 de agosto de 2011 às 10h28min
Tag(s): Ato Político
Exposição fotográfica, debates e sessões de cinema marcam a memória aos 58 anos do assalto ao Quartel Moncada, em Cuba. O evento acontece nos próximos dias 12 e 13 de agosto, na Câmara Municipal e comemora, ainda, o Dia da Amizade Natal-Havana, criado em 1998 através de projeto de lei do então vereador Juliano Siqueira.
Na solenidade de abertura, marcada para as 9h desta sexta-feira (12), estarão presentes representantes do mandato do vereador George Câmara, da Associação dos Docentes da UFRN (ADURN-Sindicato), Casa da Amizade Brasil-Cuba, Associação de Anistiados Políticos do RN, Cine Clube Vianinha, UJS e Sindjorn, que são as entidades que organizam as comemorações do dia da Amizade Natal-Havana.
O encontro, que contará com exposição fotográfica e de cartazes sobre a temática da Cuba Socialista e 3 sessões de cinema seguidas de debates, segue até o dia 13 de agosto e é aberto ao público.
Assalto ao Quartel Moncada
A 26 de Julho de 1953, o jovem advogado Fidel Castro juntamente com outros 165 homens executam o assalto ao quartel general de Moncada em Santiago de Cuba e ao quartel de Cespedes, na tentativa tomar as bases dos quartéis, armar a população e de derrubar o governo de Fulgencio Batista.
A maioria dos homens de Fidel são mortos. Capturado, Fidel Castro é julgado e condenado a 15 anos de prisão. Por ser advogado, pronuncia sua auto defesa diante do tribunal, que passará a ser conhecida como “A História me Absolverá”, frase com a qual conclui sua auto defesa. Sai em liberdade, anistiado em 1955 e exila-se no México.
Volta a Cuba desta vez com Ernesto Che Guevara, Camilo Cienfuegos e Raul Castro , num total de 83 homens a bordo do iate Granma e inicia a guerrilha contra o regime desde a Sierra Maestra a 2 de Dezembro de 1956.
Inicia-se assim a Revolução Cubana que em 1 de Janeiro de 1959 triunfaria contra Batista, e levaría posteriormente à ditadura cubana de Fidel Castro.
Programação
Dia 12/08 (sexta-feira)
9h – Abertura da exposição sobre Cuba, apresentação do Documentário “Ode à revolução” sobre a Revolução Cubana.
9h30min – Palestra: O sistema de saúde e o ensino médio em Cuba.
Palestrante: Guilherme Wanderley Ribeiro – Aluno da escola Latino-Americana de Ciências Médicas – ELAM e Presidente da Associação dos Estudantes Brasileiros em Cuba – ABEMEC.
14h30min – Documentário sobre a música afro-cubana.
Dia 13/08 (sábado)
9h – Exposição sobre Cuba, reapresentação do Documentário “Ode à revolução” sobre a Revolução Cubana.
9h30min – Uma repórter visita Cuba (Cuba: depoimentos) – Jornalista Guia Dantas e outros.