ITA faz seleção inédita para eleger reitor

Publicado em 10 de agosto de 2011 às 14h40min

Tag(s): SBPC



O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) abriu inscrições para os interessados em concorrer ao cargo de reitor da instituição, comandada há seis anos pelo brigadeiro da reserva Reginaldo dos Santos, que acaba de completar 70 anos de idade. O edital para a escolha do substituto foi publicado no Diário Oficial na segunda-feira.
Trata-se de um processo natural de substituição, mas inédito na história do ITA - os reitores eram indicados diretamente pelo comandante da Aeronáutica, sem consulta prévia à comunidade científica. O novo reitor ainda será escolhido pelo comandante da Aeronáutica e nomeado pelo ministro da Defesa, mas a partir de uma lista tríplice apresentada por uma comissão de alto nível composta por docentes e pesquisadores das áreas científica e tecnológica.
A comissão terá cinco membros com reconhecida reputação e experiência em ensino universitário ou pesquisa e serão oriundos do próprio ITA, do Comando da Aeronáutica e do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). O presidente da comissão é o professor Fernando Toshinori Sakane, atual vice-reitor do ITA.
Berço da indústria aeronáutica brasileira e modelo de excelência na formação de engenheiros, o instituto completou 61 anos em maio. Além da implementação de novos cursos de graduação e pós-graduação, o novo reitor terá de colocar em prática o projeto de expansão que irá dobrar o número de vagas nos cursos de graduação, uma demanda do mercado de trabalho. A previsão é que as obras das novas instalações, que terão capacidade para abrigar 240 alunos, sejam iniciadas em 2012.
Um dos candidatos cotados para a vaga de reitor, segundo informações que circulam na comunidade acadêmica, é o brigadeiro da reserva Maurício Pazini Brandão, aprovado recentemente em concurso para ser professor titular de engenharia aeroespacial do ITA.
Engenheiro aeronáutico formado pelo instituto em 1978, Pazini fez mestrado no ITA em engenharia aeronáutica e mecânica e doutorado em engenharia aeronáutica e astronáutica pela Universidade de Stanford, dos Estados Unidos. Seu último cargo como militar da ativa foi em 2010, como chefe do subdepartamento de administração do DCTA, em São José dos Campos.
O edital para a vaga de reitor estabelece um prazo mínimo de 30 dias para a apresentação das candidaturas, podendo ser prorrogado caso não se apresentem ao menos três candidatos. O novo reitor ocupará o cargo por quatro anos e poderá se recandidatar apenas uma vez, mediante novo processo de avaliação.
Engenheiro eletrônico formado pelo ITA em 1970, o atual reitor figura na lista dos 22 notáveis da história da instituição que receberam a menção honrosa de "Summa Cum Laude" - titulação concedida aos alunos que, durante os cinco anos de curso, conseguiram notas superiores a 9,5, em todas as matérias. Santos possui mestrado em engenharia e doutorado em ótica aplicada pela Purdue University, dos Estados Unidos.
Antes de assumir a reitoria, trabalhou em diversos órgãos da Aeronáutica, tendo sido diretor do DCTA e do antigo Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento (Deped) do Comando. Seu último posto na ativa foi como conselheiro militar da missão permanente do Brasil junto às Nações Unidas, em Nova York.
Entre os critérios que serão avaliados na escolha do novo reitor estão experiência técnico-científica e competência profissional nas áreas de atuação do ITA, histórico gerencial e administrativo em instituição de ensino superior, de pesquisa, desenvolvimento e de fomento e notoriedade junto às comunidades acadêmica, científica ou tecnológica.

SBPC

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]