Conselho de Administração da Finep terá dois ministros

Publicado em 12 de agosto de 2011 às 14h06min

Tag(s): SBPC



Pela primeira vez em seus 44 anos de criação, a Finep contará com a presença de dois ministros de Estado em seu Conselho de Administração. Nomeado pela presidenta Dilma Roussef por Decreto do último dia 4 de agosto, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante, ocupará a Presidência do Conselho, que será composto ainda pelo ministro Paulo Bernardo, das Comunicações, por Eduardo Pereira, representante do Ministério do Trabalho, Pedro Pontual, do Planejamento, e por Julio Alexandre, da Fazenda, o único da gestão anterior com mandato ainda em vigência. O presidente da Finep, Glauco Arbix, participa como membro nato. A posse dos novos conselheiros acontece nesta sexta-feira (12).
O Conselho de Administração é o órgão de orientação superior da Finep com competência para definir políticas e diretrizes básicas de atuação. A nomeação dos dois ministros fortalece a instituição, que tem como missão promover o desenvolvimento do Brasil por meio da inovação. O fato também reflete a relevância que o tema inovação passa a ter no Governo Dilma. Recentemente, durante o lançamento do Plano Brasil Maior, a presidenta anunciou o reforço no orçamento da Finep destinado a apoiar projetos de inovação em empresas em mais R$ 2 bilhões em 2011.
Desde que assumiu o MCTI, o ministro Mercadante se tornou o principal defensor da proposta de transformação da Finep em uma instituição financeira. "Com a sua presença no Conselho esta ideia ganha mais força", afirma Celso Fonseca, chefe de Gabinete da Finep.

SBPC

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]