Universidade tem a sua primeira patente concedida no Brasil

Publicado em 16 de agosto de 2011 às 14h28min

Tag(s): SBPC



Foi concedida a primeira patente de titularidade da UBEA/PUCRS no Brasil. O despacho na Revista de Propriedade Industrial (RPI) foi publicado esta semana e se refere ao modelo de utilidade Disposição Construtiva em Câmara Escura Individual e Portátil (CEIP), invento desenvolvido para simular as condições de voo noturno e demonstrar aspectos relativos à visão para profissionais do meio aeronáutico.
A proteção foi requerida pelo Escritório de Transferência de Tecnologia da Universidade (ETT) em janeiro de 2002 e o projeto é dos pesquisadores Thais Russomano, Eduardo Grigôlo, Dario Francisco Azevedo, Rodrigo Coelho e João Castro, do Laboratório de Microgravidade e do Departamento de Engenharia Elétrica da Faculdade de Engenharia. A tecnologia permite o treinamento a um custo muito mais baixo em relação às câmaras escuras existentes, e possibilita o treinamento individual do piloto em diferentes locais.
É a primeira patente da UBEA/PUCRS a ser concedida no País. A Universidade tem outras cinco concessões no exterior: China, Japão, Coréia e duas nos Estados Unidos.
Universidade está entre as 50 que mais solicita patentes no Brasil - O levantamento foi divulgado recentemente pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), com as 50 instituições que mais fizeram os pedidos no período entre 2004 e 2008. O ranking lista empresas das áreas de ensino e pesquisa, e pessoas físicas, bem como o número de patentes que elas depositaram durante os quatro anos. A Universidade figura na 28ª colocação e é a única instituição de ensino superior privada na listagem.

SBPC

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]