Comissão de implantação do Museu de C&T promove palestra na UnB

Publicado em 24 de agosto de 2011 às 14h16min

Tag(s): SBPC



A comissão de implantação do Museu de C&T, em Brasília (DF), promoveu nesta terça-feira (23) a palestra "A importância de um Museu de C&T em Brasília e a experiência do Cosmocaixa de Barcelona". O evento foi no Auditório da Reitoria da Universidade de Brasília (UnB).
A comissão tem como membros o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a UnB e o Governo do Distrito Federal (GDF). O palestrante Jorge Wagensberg, diretor científico do Museu Cosmocaixa de Barcelona, procurou mostrar a importância de se fundar um espaço específico voltado para a C,T&I.
Outros eventos já foram realizados com o objetivo de servir de referência para o detalhamento e implantação do Museu de Ciência e Tecnologia. O museu ainda não conta com uma sede, o que deverá acontecer até 2014. Esse é justamente o objetivo da comissão.
De acordo com a coordenadora da comissão de implantação do Museu de C&T, Mônica Menkes, da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis/MCTI), já existe uma área destinada para a construção de um prédio onde funcionará o museu. "O GDF já concedeu um espaço. E, apesar de ainda não ter uma sede, o museu já tem um acervo e ações que hoje estão em pleno funcionamento. Entre elas, o Planetário Móvel, que visita escolas da região e feiras de ciência", explicou. "Nossa expectativa é que antes da Copa do Mundo esse espaço físico fique pronto."
Menkes adiantou também que a primeira exposição do Museu de C&T acontecerá no próximo ano. "Será sobre a biodiversidade do Cerrado. Mas, como não existe um prédio próprio, a mostra será dividida entre o Museu Nacional e o Jardim Botânico de Brasília", disse. Ela avaliou que "esse é um momento ímpar para a construção do museu". "O conteúdo está em desenvolvimento. Agora, estamos vencendo a parte política, que é a definição de área e recursos".
Para a coordenadora, um museu de C&T é de fundamental importância para complementação da educação e da cultura de uma cidade, é um instrumento de transformação social, que tem a capacidade de motivar os jovens no estudo da ciência, tecnologia e inovação.

SBPC

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]