Chefe de laboratório do INT assume presidência da NACE no Brasil

Publicado em 02 de setembro de 2011 às 14h39min

Tag(s): SBPC



A engenheira Sonia Maria Coelho de Souza, responsável pelo Laboratório de H2S,CO2 e Corrosividade (LH2S) do Instituto Nacional de Tecnologia (INT), foi nomeada chairman da Seção Brasil da Nace Internacional. Originalmente conhecida como "Associação Nacional de Engenheiros de Corrosão", com sede nos Estados Unidos, a Nace é hoje a maior e mais importante associação internacional de profissionais de corrosão, com mais de 26 mil membros, em mais de 100 países.
Engenheira química especializada em engenharia metalúrgica e de materiais, Sonia Coelho chefia o LH2S desde sua criação, há nove anos. O Laboratório tem uma função estratégica, testando a resistência de aços especiais à corrosão, em condições semelhantes às encontradas nos poços de petróleo e gás natural da região do Pré-Sal, tendo como principal cliente a Petrobras. Durante este período de atuação, o LH2S também teve importante papel no desenvolvimento de novas normas técnicas incorporadas pela Nace Internacional.
Fundada em 1943 por 11 engenheiros pioneiros no uso da proteção catódica nos dutos de petróleo norte-americanos, a Nace acumulou experiência no desenvolvimento da prevenção e na criação de normas e padrões de controle da corrosão. Líder mundial nos estudos sobre o tema, a organização também promove o maior congresso da área, o Nace Expo, e tem demonstrado interesse em expandir sua atuação no Brasil.

SBPC
 

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]