A votação estará disponível na segunda-feira, 22/11, às 08h.
Olá professor (a), seja bem-vindo (a) ao ADURN-Sindicato! Sua chegada é muito importante para o fortalecimento do Sindicato.
Para se filiar é necessário realizar 2 passos:
Você deve imprimir e preencher Ficha de Sindicalização e Autorização de Débito (abaixo), assinar, digitalizar e nos devolver neste e-mail: [email protected].
Ficha de sindicalização Autorização de DébitoAutorizar o desconto no seu contracheque na sua área no SIGEPE e que é de 1% do seu VB (Vencimento Básico).
Tutorial do SIGEPEFicamos a disposição para qualquer esclarecimento.
ADURN-Sindicato
Publicado em 10 de outubro de 2011 às 09h27min
Tag(s): UFRN
O Plano de Gestão para o período de 2011 a 2015 da UFRN e novas conquistas foram apresentados pela reitora Ângela Paiva Cruz aos professores do Centro Regional de Ensino Superior do Seridó, localizado no município de Caicó (CERES/Caicó), em reunião do Conselho de Centro (CONSEC), aberto pela diretora Ana Arrais Pereira na manhã de sexta-feira, 7.
A reitora iniciou sua apresentação lembrando que o Plano de Gestão foi referenciado por documentos como a Conferência da UNESCO, pelo Plano Nacional de Educação, Plano de Ciência, Tecnologia e Inovação e o Plano Nacional de Pós-graduação. Ao nível interno, ela citou o Plano de Desenvolvimento Institucional da UFRN (PDI 2010-2019), a Carta Programa de Campanha e o Diagnóstico da UFRN nos últimos 10 anos.
O processo de discussão do Plano de Gestão começou no mês de setembro, devendo prosseguir até o fim deste mês, estando disponível na página da UFRN, no endereço www.ufrn.br, onde também está disponível um endereço eletrônico ([email protected]) através do qual a comunidade acadêmica pode enviar sugestões e propostas.
O Plano de Gestão está em consonância com a Missão, a Visão de Futuro e o PDI 2010-2019, assim como o Projeto Pedagógico Institucional. Foram definidos programas estruturantes, com linhas prioritárias de ação acadêmica e administrativa.
Na análise situacional, a reitora Ângela Paiva chamou a atenção para o desenvolvimento da UFRN, em especial em algumas áreas, como na pesquisa, cujo crescimento foi em torno de 172%, e a expansão docente de 24,8%. A qualificação dos docentes foi destacada com o registro de 67,8% de professores doutores e a indução que os departamentos estão fazendo para qualificar o corpo docente.
Outros aspectos foram analisados, como a expansão da área construída, 97%; orçamento (pessoal, inativos e pensionistas, custeio e investimentos), 159,1%.
” Diante desse quadro poderemos dizer o quanto crescemos, mas é bom frisar que houve o crescimento com qualidade”, disse a reitora, exemplificando com resultados do último Índice Geral de Cursos do MEC, que avaliou a UFRN como a segunda melhor do Norte/Nordeste, além de outros rankings, que sempre colocam a UFRN entre as melhores do Brasil. O mais recente, feito por um organismo internacional, colocou a UFRN entre as 100 melhores da América Latina (97º lugar) e entre as 31 melhores do Brasil.
Estão colocados alguns desafios: crescimento com qualidade, indução da extensão (arte, cultura e esporte), qualidade de vida (espaços de trabalho, lazer, convivência e alimentação), e desenvolvimento regional como um compromisso social, entre outros, explicou a reitora.
Os objetivos foram elencados e explicitados: aprimorar a política de desenvolvimento institucional; garantir o Projeto Pedagógico Institucional; aprimorar a qualidade das atividades acadêmicas, com formação teórica integrada à realidade social; desenvolver as atividades de ensino, pesquisa e extensão identificadas com os interesses socioeconômicos regionais e nacionais; modernização e inovação da gestão universitária; proporcionar bem-estar à comunidade universitária; e induzir ações favoráveis à cultura do respeito à diversidade, com abordagem multi e interdisciplinar.
Esses objetivos, afirmou a reitora, estão em consonância com os programas estruturantes: Expansão acadêmica com qualidade; Universidade cidadã; Ciência, tecnologia, Inovação e desenvolvimento estratégico; meio ambiente e qualidade de vida; modernização da gestão; e gestão de pessoas.
A reitora Ângela Paiva encerrou a apresentação solicitando a participação de todos, com o conhecimento do Plano de Gestão e envio de sugestões. Os alunos, disse, também deverão ser estimulados a participarem. “Esse Plano de Gestão tem de ser construído por todos nós”, afirmou.
Após a apresentação do Plano de Gestão, foi iniciada a discussão, com uma intensa participação dos professores presentes.
Serviço
Reuniões para discussão do Plano de Gestão
Dia 10 de outubro, às 9h, no Centro de Ciências da Saúde
Dia 11 de outubro, às 9h, na Escola Agrícola de Jundiaí, e às 14h no Centro de Ciências Exatas e da Terra
Dia 13 de outubro, às 9h, no Diretório Central dos Estudantes (DCE)