Coleção reúne intelectuais de prestígio para debater temas da educação

Publicado em 11 de outubro de 2011 às 11h23min

Tag(s): Educação



A coleção Pedagogia Contemporânea, com quatro volumes, lançada pela Editora Vozes, promove uma interessante discussão a respeito dos pilares que constituem os principais pontos para o desenvolvimento da educação.
Cada obra conta com artigos de intelectuais de diferentes áreas, e que, de uma forma ou de outra, esbarram no tema por trabalharem temas sociais, contemporâneos e sobre o comportamento e evolução pedagógico do homem.
O primeiro livro, "Educação, Escola e Desigualdade", busca abrir o diálogo para o debate a respeito dos problemas pedagógicos, com destaque para uma visão da sociologia sobre o tema. Entre os autores, destacam-se Bernard Charlot e Zygmunt Bauman, um dos pensadores mais influentes da atualidade.
Em "Cultura, Aprendizagem e Desenvolvimento", o lado psicológico ganha articulação sobre problemas crônicos do sistema, além de abordar novas possibilidades entre campos que merecem explorar-se cada vez mais. O destaque fica para Oliver Sacks, grande articulador da cultura e sua relação com os efeitos do cérebro.
No terceiro volume, "Memória, História e Escolarização", Foucault encabeça o grande debate aos interessados em discutir rupturas, métodos e estudo no campo educacional do tempo que não para.
"Currículo e Política Educacional" fecha a coleção com um dos mais importantes e difíceis temas. Os autores empreendem textos ousados e que buscam novas estruturas educacionais, menos preconceito e mais racionalidade nas formas organizativas e curriculares. Edgar Morin lidera as investigações sobre a contradição da sociedade e ampla necessidade de melhor se pensar a educação.
Os quatro volumes da coleção Pedagogia Contemporânea foram organizados por Tereza Cristina Rego, que busca com ela "tornar acessível para um número maior de pessoas (educadores de ofício ou pesquisadores) as proposições de investigadores atuais, expressivos representantes das novas tendências e perspectivas de estudo da educação na atualidade, geralmente estudados pela comunidade científica mais especializada, mas pouco conhecidos pelo público mais amplo."

UOL Educação

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]