Enem é porta de entrada para universidades federais

Publicado em 13 de outubro de 2011 às 09h16min

Tag(s): Enem



O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011 será utilizado por todas as 59 universidades federais do país. Além disso, a entrada em 30 delas será exclusivamente pela nota da prova – uma das adesões mais recentes foi da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pelo menos 22 irão utilizar o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para preencher todas as vagas.
Para o estudante Henrique Alves Galante, de 19 anos, o Enem será a única oportunidade de entrar no curso de engenharia elétrica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), que utiliza o Sisu. “Vou prestar o Enem porque busco uma vaga nesta universidade”, diz ele, que já terminou o ensino médio e faz cursinho. “Particularmente, acho a prova muito cansativa, mas é a única forma de estudar onde quero”, completa.
Já em pelo menos 14 instituições o Sisu será o responsável pelo preenchimento de parte das vagas, como nos casos das universidades federais de Goiás (UFG), Paraíba (UFPB) e Paraná (UFPR).
O Enem 2011 também representará a primeira fase do vestibular de sete federais, entre elas a de Minas Gerais (UFMG) e Espírito Santo (Ufes). Em outras sete instituições, o exame do Ministério da Educação (MEC) é usado para completar a nota final do vestibular, como nas federais de Santa Catarina (UFSC) e Rio Grande do Sul (UFRGS).
Três universidades federais decidiram utilizar as notas do Enem 2011 apenas para o preenchimento das vagas remanescentes do vestibular: de Brasília (UnB), da Grande Dourados (UFGD) e de Sergipe (UFS). No entanto, esta já confirmou que a partir do vestibular 2013 todas as vagas serão preenchidas pelas notas do Enem.
Apesar de um histórico de problemas recentes ligados à prova do Enem, a credibilidade do exame não foi prejudicada. Para o estudante Willian Moura de Lima, o aumento no número de universidades que estão aderindo ao Sisu demonstra isso.
“Acredito que não haverá problemas no Enem deste ano. Universidades importantes passaram a utilizar as notas do exame no processo seletivo, então acho que a prova será cada vez mais difícil e mais séria”, afirma o estudante que tem 18 anos e cursa o 3º ano do ensino médio no Colégio Oficina do Estudante.
Enem 2011
O exame este ano será aplicado nos dias 22 e 23 de outubro em 1.599 municípios. A prova novamente é dividida em quatro áreas de análises com 45 questões objetivas cada uma, além da redação. As provas de sábado abordarão as áreas de ciências da natureza e ciências humanas. No domingo, linguagens e códigos, redação e matemática.
Com informações do Brasil Escola e da Oficina dos Estudantes

UOL Educação

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]