Prêmio Nobel de Química lança Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Alemão

Publicado em 18 de outubro de 2011 às 17h14min

Tag(s): SBPC



Cerca de 100 estudantes de escolas públicas participaram hoje (17/10), na Vila Olímpica do Morro do Alemão, na Zona Norte do Rio, de experimento científico comandado pelo Prêmio Nobel de Química Martin Chalfie em que aprenderam a aferir o nível de acidez (pH) da água. O pH é um dos indicadores da qualidade da água.
Organizado pelo Ministério de Ciência e Tecnologia, com apoio do Governo do Estado e da Prefeitura do Rio, o evento marcou o lançamento da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, participou do evento. O evento de hoje fez parte do Projeto pH do Planeta, uma das atividades previstas pela Unesco e pela União Internacional de Química Pura e Aplicada para comemorar o Ano Internacional da Química.
Até 23 de outubro, quando se encerra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, estudantes de outras 510 cidades brasileiras terão ingressado no Projeto pH do Planeta. Os dados aferidos pelos estudantes deverão ser lançados no banco de Dados Nacional do Experimento Global (Global Experimente Data base).
Na abertura do evento, o pesquisador norte-americano Martin Chalfie - um dos vencedores do Prêmio Nobel de Química de 2008 - falou sobre a importância de aproximar as pesquisas acadêmicas do cotidiano das pessoas: "Todos acham que o ganhador de um Prêmio Nobel é um ser distante e diferente. Gostaria de esclarecer que todos podem ser cientistas, basta recuperar a admiração e a curiosidade pelo que os cerca".
Segundo o secretário do Ambiente, Carlos Minc, lançar a Semana Ciência e Tecnologia e levar o vencedor do Prêmio Nobel de Química para uma comunidade pacificada têm importância redobrada. "Essa iniciativa prova que a comunidade está voltando a ter cultura e cidadania. Além disso, envolver os jovens em uma experiência para medir o nível de acidez da água é muito importante, já que a água é a maior causa da mortalidade infantil. A medição do pH é um dos indicadores da qualidade da água", disse Minc.
Também presente ao evento, o subsecretário estadual de Ciência e Tecnologia, Luiz Edmundo Costa Leite, citou o teleférico do Complexo do Alemão como um dos exemplos da tecnologia à serviço da cidadania.
Minc anunciou que em novembro deverá ser inaugurada a Fábrica Verde, projeto da Secretaria de Estado do Ambiente que prevê o reaproveitamento de computadores usados e capacitação de mão de obra oriunda das comunidades pacificadas em montagem e manutenção de micro computadores, além da implantação de tele centros comunitários nesses locais.
Estiveram presentes ao evento, entre outros, o ministro da Ciência e Tecnologia em exercício, Luiz Antônio Elias; o secretário especial de Ciência e Tecnologia do município do Rio de Janeiro, Franklin Coelho; e o diretor do Departamento de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia do ministério, Ildeu de Castro Moreira.

SBPC

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]