Curso de Licenciatura em Artes Visuais da UFRN atinge nota 4 em avaliação feita pelo MEC

Publicado em 01 de novembro de 2011 às 10h21min

Tag(s): UFRN



O Ministério da Educação (MEC) atribuiu nota 4 ao curso de licenciatura de Artes Visuais da UFRN, no processo de reconhecimento dos cursos de graduação das Instituições de Ensino Superior (IES). A avaliação foi feita baseada em dados fornecidos pela Universidade e também presencialmente, no período de 26 a 29 de junho deste ano.
A nota foi considerada bastante positiva, uma vez que o conceito máximo é 5. “Creio que temos razão de nos orgulharmos, uma vez que, por esclarecimentos dados pelos próprios avaliadores, os conceitos 4 e 5 são reservados aos melhores cursos de graduação, que correspondem apenas a 20% do total de cursos desse tipo no país”, comenta o Coordenador do Curso de Licenciatura em Artes Visuais da UFRN, Everardo Ramos.
A atribuição da nota 4 pelo MEC estimula o curso em duas direções: manter ou elevar o padrão do que foi bem avaliado e enfrentar as fragilidades apontadas pelos avaliadores, entre elas, a falta de gabinetes de trabalho para os professores e a necessidade de aquisição de livros da bibliografia básica e complementar.
Segundo o professor Everardo, a avaliação é um excelente instrumento para detectar e tentar solucionar essas fragilidades. A questão do espaço do Departamento de Artes está sendo resolvida com a ocupação da ala deixada após a transferência da Superintendência de Infraestrutura e pela conclusão do prédio novo do DEART.
Quanto à bibliografia, o professor ressalta que “está faltando apenas o hábito, pelos professores e alunos, de fazerem suas requisições regularmente, renovando assim nosso acervo. Iremos discutir essas fragilidades no âmbito do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e do Colegiado, buscando meios para superá-las”.
A avaliação indica o empenho coletivo feito por gestores, docentes, técnico-administrativos e discentes. “Agora só nos resta fazermos mais esforços, juntarmos mais forças para, na próxima avaliação, obtermos o conceito máximo”, complementa Everardo Ramos.

Agecom

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]