Reitora da UFRN discute Planos de Gestão para os anos 2011 a 2015

Publicado em 03 de novembro de 2011 às 11h03min

Tag(s): UFRN



A reitora da UFRN, Ângela Paiva Cruz, encerrou nesta segunda-feira, 31, as reuniões de apresentação do Plano de Gestão para os anos de 2011 a 2015 que vinha fazendo em todos os setores da instituição desde o mês de setembro. Pela manhã, foram discutidos os Planos de Gestão do Núcleo de Educação Infantil (NEI), Superintendência de Comunicação (COMUNICA), Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM) e a Escola de Música (EMUFRN). À tarde aconteceu o último encontro, com os docentes da instituição, na sede da ADURN Sindicato.
Ao apresentar à comunidade universitária o Plano de Gestão que pretende implementar na instituição, a reitora explicou que o documento foi elaborado com a ajuda de especialistas, baseado em diretrizes nacionais e internacionais. Além da UNESCO e do recente Plano Nacional de Educação, foram considerados o Programa Ciência Tecnologia e Inovação e o Programa Nacional de Pós-graduação, representações que buscam equilibrar os diferentes conhecimentos abordados na área acadêmica.
Entre os consensos, ficou acordado que a meta da UFRN daqui para frente é de dar prioridade a programas estruturantes, com linhas acadêmicas e administrativas, como o aumento no número de pessoal e a gestão de pessoas. Os desafios da passam, também, pela valorização da arte, cultura e esporte e do crescimento com qualidade de ensino e pesquisa. Também estão no foco da gestão o desenvolvimento regional e o compromisso social.
Algumas prioridades foram enumeradas pela reitora: a internacionalização, a interiorização da UFRN, a modernização, o conhecimento universal e o respeito à diversidade, seja ela de qualquer tipo. Para alguma sugestão ou crítica, o interessado deve enviar e-mail para [email protected] especificando o assunto.
Gestores apresentam expectativas para setores que administram
No encontro realizado no auditório da Biblioteca Central Zila Mamede, os gestores presentes enfatizaram algumas de suas metas, sempre focados no engrandecimento e na melhoria dos serviços prestados pela instituição.
No NEI, a proposta é encurtar a distância entre a teoria e a prática, aliando o trabalho de profissionais e bolsistas, que mais cedo entram em contato com a realidade profissional.
A Biblioteca, a maior do estado, conta com 20 unidades. A gestão coloca duas prioridades: estruturar melhor o sistema e investir na qualidade de vida dos servidores.
A Superintendência da COMUNICA administra os três veículos de informação da Universidade: a Agência de Comunicação (AGECOM), a FM Universitária (FMU) e a TV Universitária. Com o grande crescimento que a UFRN apresentou nos últimos anos, a demanda de comunicação também cresceu, então o desafio maior é aumentar a estrutura física e de dar condições de trabalho aos profissionais de mídia.
Na Escola de Música, os últimos 10 anos também foram marcados pelo crescimento, tanto da estrutura física, quanto no corpo docente. A reivindicação é de melhores condições materiais de estudo e trabalho.

Agecom

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]