PUC-RIO promove evento sobre Nanotecnologia

Publicado em 04 de novembro de 2011 às 15h46min

Tag(s): SBPC



O Centro Técnico-Científico da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (CTC/PUC-Rio), primeira instituição do País a oferecer um programa de Engenharia em Nanotecnologia, promove entre 7 e 11 de novembro o Fórum Brasonn 2011 (Brazilian School of Nanoscience and Nanotechnology). O evento conta com o apoio de instituições como CNPq, Capes, Petrobras, além de parceria com o Programa Arcus Brasil - Região Rhône-Alpes 2007. Serão três programas para diferentes públicos.
Durante os cinco dias do fórum, a Escola Brasonn, promove mini-cursos em nanotecnologia avançada, ministrados por profissionais brasileiros e estrangeiros (PUC-Rio, UFRGS, USP, UFMG, Unicamp, UFSCar, Harvard/EUA, INP/Grenoble e UJF/France). São 23 cursos em 92 horas de aulas, com 16 professores nacionais e sete internacionais (lista completa no site www.brasonn.com.br).
A Brasson-JR, entre os dias 8 e 10 de novembro, direcionada a alunos do ensino médio e de Engenharia, que terão a chance de fazer experiências em laboratórios do CTC/PUC-Rio através da "Viagem ao Nanomundo: Encenação e apresentação sobre as possibilidades de mundo nano", além de terem noções de introdução à nanotecnologia, sua teoria e aplicações na palestra "Engenharia em Nanotecnologia: Construindo um Novo Mundo".
A feira Nanobusiness, nos dias 7 e 8, conta com a participação de indústrias nacionais do setor nos workshops e estandes. No total, são 15 expositores (empresas de nanotecnologia), dois dias de palestras e 15 palestrantes para a indústria no Workshop Nanobusiness. Já estão confirmadas as empresas Vita Nova, PANanlytical, Associação Brasileira de Indústria Química (Abiquim), Universidade de Tóquio, Unicamp/Contech e Inventiva.
Além de especialistas na área de nanociência, como Steffi Friedrichs, PhD (Diretora-geral do Nanotechnology Industries Association), Lélia Ximenes Lowe, MsC (Coordenadora da Rede Nano Petrobras), Frederico Pittella, PhD (Pesquisador da University of Tokio) e Bruno Pádua, PhD, CTNanotubos - Centro de Tecnologia em Nanotubos de Carbono, são esperadas também autoridades como Adalberto Fazzio, PhD, Secretário Adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTI, e o Guilllermo Solórzano, também professor do CTC/PUC-Rio, e atual Ministro Coordinador de Conocimiento y Talento Humano do Equador.
Nos trabalhos práticos e cursos teóricos apresentados no Fórum Brasonn 2011 serão tratadas duas vertentes: uma referente ao desenvolvimento da nanotecnologia quântica e outra à nanociência a partir da interdisciplinaridade com as áreas de Biologia, Química e Física. "Busca-se, dessa forma, reforçar a importância dos cursos de laboratório e a premissa de que, hoje, é preciso unir as diversas áreas de conhecimento em ciência e tecnologia", comenta o professor Marco Aurélio Pacheco, coordenador do curso de Engenharia em Nanotecnologia do CTC/PUC-Rio.
A nanotecnologia é um bom exemplo da revolução tecnológica vivida hoje. Trabalhando com áreas distintas das ciências e tecnologia, entre elas biologia, física, química, computação e engenharias, já é possível ver resultados desse estudo no mercado: podemos destacar pinturas com revestimentos de nano partículas contra arranhões e corrosão; roupas leves e confortáveis, feitas a partir de polímeros nano estruturados, de alta resistência física e que bloqueiam radiações ionizantes; filtros solares com alto poder de absorção de raios UV; vidros autolimpantes, spray de vidro líquido que protege qualquer superfície de danos causados por água, radiação ultravioleta, sujeira, calor e bactérias.
"O impacto das inovações da nanotecnologia é inevitável e vai impulsionar diversos setores econômicos, como eletroeletrônica, energia, construção civil, biomedicina e proteção ambiental. Também devem fazer parte dessas mudanças áreas estratégicas, como segurança nacional, pessoal e patrimonial", reforça Pacheco.
As inscrições podem ser feitas até 7 de novembro por meio do preenchimento de formulário no site www.brasonn.com.br e, após essa data, somente no próprio evento. Estudantes e pós-graduados não pagam taxa de participação.

SBPC

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]