UFRN participa de Congresso de Gestão Pública que discute o papel do estado

Publicado em 08 de novembro de 2011 às 10h58min

Tag(s): UFRN



A reitora da UFRN, professora Ângela Paiva Cruz, participou da abertura, na segunda-feira, 7, pela manhã, do V Congresso de Gestão Pública, uma promoção do Conselho Estadual de Administração e Governo do Estado, através da Secretaria de Administração e Recursos Humanos. O evento segue até amanhã e discute o tema “O estado orientado para resultados”.
Ângela Paiva Cruz destacou, como administradora de uma das maiores instituições públicas do Rio Grande do Norte, a importância de participar de eventos como esse. Falou da parceria da UFRN com os diversos setores do Governo do Estado, afirmando: “entendemos que tais iniciativas oferecem excelentes resultados, por refletirem interesses comuns de adoção de concepções administrativas modernas”.
A reitora citou algumas ações que a UFRN desenvolve em programas de atuação comum, como a Escola de Governo, o Núcleo de Saúde Coletiva, os quatro hospitais universitários e as ações de formação de professores, dentre outras. Anunciou, também, a oferta de um mestrado profissional em gestão pública, cuja aula inaugural será realizada na quinta-feira, 10.
A professora Ângela Paiva também falou da utilização de ferramentas como o Pregão Eletrônico e o Sistema Integrado de Patrimônio e Administração de Contratos (SIPAC), entre outros sistemas gerenciais, “que nos dá hoje a garantia de padronização das diversas rotinas administrativas entre todos os setores da instituição. Chegamos a uma prática administrativa moderna, segura”.
O vice-presidente do Conselho Federal de Administração, Marcos Lael Alexandre, falou da importância de discutir o tema, o que leva o Conselho Federal sempre a apoiar esse tipo de evento. O Conselho já sugeriu ao MEC a criação de um curso de graduação em Gestão, e a Universidade de São Paulo (USP) encomendou uma pesquisa para saber o perfil do administrador brasileiro, afirmou. Ele enfatizou a necessidade de haver um grande investimento na capacitação do profissional. "Há necessidade de administração em todos os níveis", frisou.
Representando a governadora Rosalba Ciarline, o secretário-chefe do Gabinete Civil, Anselmo Carvalho, falou da importância de discutir o tema “O estado orientado para resultados” e afirmou que alguns assuntos demandam maior complexidade para a gestão pública.
A presidente do Conselho Estadual de Administração, Ione Salem, agradeceu às parcerias firmadas e aos diversos apoios. “Esse evento é um marco que se realiza ano a ano”, disse ela, enfatizando a importância da discussão sobre a governança no Brasil, gestão de pessoas, de políticas públicas e gestão de tecnologias de informação.
Segundo Ione Salem, gestão de pessoas tem que ser o ponto inicial de qualquer organismo. O servidor público e o gestor precisam ter essa consciência, disse. Para ela, criar políticas públicas não é tarefa fácil, e planejamento com pés no chão e de olho no que a população clama é desafiante. Salem destacou ainda a importância que a administração merece no setor público.

Agecom

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]